Suplementação proteico-energética sobre o consumo voluntário e parâmetros ruminais em novilhos

Autores

  • Gumercindo Loriano Franco Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Luiz Ferreira Barros Universidade de Brasília
  • Martha de Souza Teixeira Rocha Universidade de Brasília
  • Luiza Quintão Medeiros UNESP Botucatu
  • Marcella Cândia D’Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • José Mauro da Silva Diogo Universidade de Brasília
  • Allan Kardec Braga Ramos EMBRAPA Cerrados

Resumo

Objetivou-se avaliar os efeitos da suplementação proteico-energética sobre o comportamento dos parâmetros ruminais (pH e N-NH3), consumo voluntário de volumoso e a degradabilidade da matéria seca (MS) e da fibra em detergente neutro (FDN) do volumoso. Foram utilizados cinco novilhos mestiços com peso vivo médio inicial de 290kg, alimentados ad libitum com feno de Coast-cross (Cynodon dactylon) e submetidos a cinco tratamentos, constituídos de quatro níveis de suplementação proteico-energética (0,25; 0,50, 1,00 e 1,50kg MS/100kg do peso vivo (PV)/dia) e um tratamento controle que recebeu somente feno e mistura mineral ad libitum. O pH ruminal variou de 6,62 a 6,33 e diminuiu com a elevação da quantidade de suplemento, com diferença apenas entre o tratamento controle e o que recebeu suplemento de 1,50kg MS/100kg PV/dia. O N-NH3 ruminal variou de 4,42mg a 75,11mg de N-NH3/dL de líquido ruminal, com diferença entre os níveis de suplementação, horários de colheita de líquido ruminal e interação entre os níveis de suplementação e horários de colheita. As maiores quantidades de suplemento elevaram as concentrações de N-NH3 ruminal. Não houve influência do suplemento sobre a ingestão de MS, proteína bruta e de FDN do feno. A degradação potencial da MS e da FDN, 57,49% e 49,44%, respectivamente, foi alcançada com 96 horas de incubação. Não houve efeito da suplementação sobre a degradação da MS e da FDN do feno, exceto para o nível de suplementação com 1,5kg MS/100kg PV que reduziu essa variável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gumercindo Loriano Franco, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá (1992), mestrado (1997) e doutorado (2001) em Zootecnia pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP - Jaboticabal. Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul ministrando na graduação as disciplinas Fisiologia da Digestão e Bovinocultura de Corte. Faz pesquisa na área de Nutrição de Ruminantes, principalmente com suplementação e avaliação de alimentos para bovinos de corte. Participa como orientador do Curso de Pós-graduação em Ciência Animal na UFMS e é consultor "ad hoc" das revistas Acta Scientiarum. Zootechny , - Ciência Animal Brasileira (UFG) e - Revista Brasileira de Zootecnia / Brazilian Journal of Animal Science.

Luiz Ferreira Barros, Universidade de Brasília

Médico veterinário formado na Universidade Federal do Ceará e Mestre em Ciênias Agrárias pela Universidade de Brasília

Martha de Souza Teixeira Rocha, Universidade de Brasília

Médica Veterinária formada na Universidade de Brasília

Luiza Quintão Medeiros, UNESP Botucatu

Possui graduação em Medicina Veterinária (2005) e Residência em Anestesiologia e Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais (2007) pela Universidade de Brasília. Realizou curso de formação avançada em Terapia da Dor e Medicina Veterinária Paliativa pelo Instituto Bioethicus - Botucatu - SP (2007). Atualmente é mestranda em Anestesiologia pela Faculdade de Medicina da UNESP - Campus Botucatu (início em 2008). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Anestesiologia Animal.

Marcella Cândia D’Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Zootecnista formada na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2008).

José Mauro da Silva Diogo, Universidade de Brasília

Zootecnista formao na Universidade Federal de Visoça, possui mestrado e doutorado em Forragicultura na Universidade Federal de Viçosa

Allan Kardec Braga Ramos, EMBRAPA Cerrados

Engenheiro Agronômo formado na universidade Federal do Ceará, mestre em Ciências Animal e Pastagens pela Universidade de São Paulo ESALQ-UNESP e doutar em Zootecnia pela UNESP Jaboticabal

Downloads

Publicado

2010-06-21

Edição

Seção

Nutrição Animal