Caracterização físico-química do mel de guaranazeiro ("Paullinia cupana var. sorbilis") em Alta Floresta, Mato Grosso

Autores

  • Ivete Arakaki Fujii Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária - FAMEV/UFMT
  • Paulo Rogério Melo Rodrigues Faculdade de Nutrição - FANUT/UFMT
  • Márcio do Nascimento Ferreira Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária - FAMEV/UFMT

Resumo

Objetivou-se com o presente estudo avaliar as características físico-químicas e a origem polínica de 17 amostras de méis oriundos da cultura do guaranazeiro (Paullinia cupana var. sorbilis), produzido no município de Alta Floresta - MT por abelhas das espécies Apis mellifera L, Scaptotrigona sp. L e Melipona seminigra sp L. Foram realizadas as análises físico-químicas e polínicas, tendo como variáveis os teores de umidade, acidez livre, açúcares redutores em açúcar invertido, sacarose aparente, cinza e sólidos insolúveis em água, comparando-se as amostras aos Padrões de Identidade e Qualidade (PIQ) estabelecidos pela legislação vigente. As comparações das médias foram realizadas por intermédio do teste de Dunnet a 5% de probabilidade. O teor de umidade para os méis produzidos pelas abelhas indígenas, Scaptotrigona sp e Melipona seminigra sp, quando comparado aos méis produzidos por abelhas africanizadas, e os teores de açúcares redutores para Scaptotrigona sp estavam baixos, segundo padrões recomendados pela legislação brasileira, ao passo que as demais determinações estavam dentro dos padrões. Por meio da análise polínica, foi verificado que o pólen de flor do guaranazeiro, considerado pólen dominante, esteve presente em todas as amostras de méis, evidenciando o potencial apícola dessa espécie como planta melífera.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivete Arakaki Fujii, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária - FAMEV/UFMT

Engenheira agrônoma e nutricionista, mestre em Agricultura Tropical, especialista em nutrição e docente desde 2002, ministrando aulas nas disciplinas de Tecnologia de Produtos de Origem Animal e Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal (FAMEV/UFMT) e Analista de Alimentos na Faculdade de Nutrição/UFMT.

Paulo Rogério Melo Rodrigues, Faculdade de Nutrição - FANUT/UFMT

Possui graduação em Nutrição pela FANUT/UFMT e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Biociências da FANUT/UFMT.

Márcio do Nascimento Ferreira, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária - FAMEV/UFMT

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (1986) , especialização em Heveicultura pela Universidade Federal de Mato Grosso (1995) , mestrado em Agronomia (Entomologia) pela Universidade Federal de Lavras (1991) e doutorado em Ciências Biológicas (Entomologia) pela Universidade Federal do Paraná (2003) . Atualmente é Professor Assistente da Universidade Federal de Mato Grosso e Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Agronomia , com ênfase em Fitossanidade. Atuando principalmente nos seguintes temas: Polinização dirigida, abelhas Apis mellifera, guaranazeiro, Paullinia cupana, Melipona seminigra abunensis e Scaptotrigona sp.

Downloads

Publicado

2009-09-25

Edição

Seção

Produção Animal e Ambiente