Suplementos múltiplos de autocontrole de consumo para recria de novilhos no período das águas: consumo de nutrientes e parâmetros ingestivos

Autores

  • Joanis Tilemahos Zervoudakis Universidade Federal de Mato Grosso
  • Mário Fonseca Paulino Universidade Federal de Viçosa
  • Edenio Detmann Universidade Federal de Viçosa
  • Luciano da Silva Cabral Universidade Federal de Mato Grosso
  • Sebastião de Campos Valadares Filho
  • Eduardo Henrique B. Kling Moraes Universidade Federal de Mato Grosso
  • Nelcino Francisco de Paula Universidade Federal de Mato Grosso
  • Daniel Marino Guedes de Carvalho

Resumo

Avaliou-se o efeito de suplementos de autocontrole de consumo sobre os parâmetros da cinética ingestiva e o consumo de nutrientes em novilhos mestiços recriados em pastagem de Brachiaria decumbens durante o período das águas. Utilizaram-se quatro novilhos mestiços fistulados no rúmen, abomaso e esôfago recebendo sal mineral (SAL) e suplementos à base de: uréia, mistura mineral, milho grão triturado e farelo de soja (MFS); uréia, mistura mineral, farelo de soja e farelo de glúten de milho (FGFS); ou uréia, mistura mineral, farelo de trigo e farelo de soja (FTFS), sendo a média do teor protéico dos suplementos de 53,60%. Não houve diferença (P>0,05) entre os consumos de MS, MO, MS do pasto, MO do pasto, CT, FDN e CNF, cujos valores médios foram de 9,66; 9,14; 8,19; 7,33; 6,18 e 1,24 kg/dia, respectivamente. Entretanto, verificaram-se efeitos significativos (P<0,05) dos suplementos sobre o consumo de PB, uma vez que os animais sob suplementação apresentaram consumo de PB superior (51%) ao observado nos animais controle (SAL). Não houve influência da suplementação sobre a taxa de passagem ruminal (L), média de 0,0251 h-1, e o tempo médio de retenção total no trato gastrointestinal (TMRT), de 88,00 horas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joanis Tilemahos Zervoudakis, Universidade Federal de Mato Grosso

possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (1997), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1999) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2003). Atualmente é consultor ad hoc da Revista Brasileira de Zootecnia-Brazilian Journal of Animal Science e Revista de agricultura tropical (1415-7497). É professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso e coordenador do curso de Pós-Graduação em Ciência Animal - FAMEV/UFMT. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Avaliação de Alimentos para Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: nutrição de bovinos de corte e produção de bovinos a pasto.

Downloads

Publicado

2008-12-12

Edição

Seção

Nutrição Animal