Avaliação do resíduo de nabo forrageiro extraído da produção de biodiesel como suplemento para bovinos de corte em pastagens

Autores

  • Daflin Fernanda Mello FZEA/USP
  • Raul Franzolin Universidade de São Paulo
  • Lauriston Bertelli Fernandes Premix - Tecnica em Suplementação
  • Ana Vera Martins Franco Premix - Tecnica em Suplementação
  • Teresa Cristina Alves FZEA-USP

Resumo

Dois experimentos foram realizados visando avaliar o uso do resíduo de nabo forrageiro extraído da produção de biodiesel como fonte de proteína alternativa de suplementos para bovinos de corte em pastejo de gramíneas. No primeiro experimento, avaliou-se o desempenho de bovinos Nelore a pasto (ganho diário de peso), utilizando-se 24 animais, distribuídos em três tratamentos em seis piquetes com quatro animais cada e duas repetições. Os tratamentos consistiram de suplementos com dois níveis do resíduo de nabo forrageiro (7,5 e 15,0% na matéria seca) e sem nabo forrageiro (testemunha). A disponibilidade e qualidade da pastagem foram também avaliadas. No segundo experimento determinou-se a degradabilidade ruminal do resíduo de nabo forrageiro em seis bovinos fistulados no rúmen recebendo dieta basal com feno de gramínea e concentrado com 15% de nabo forrageiro. Durante todo o período experimental não houve diferença significativa entre os tratamentos, mas observou-se melhor desempenho nos animais suplementados com 7,5% de resíduo de nabo forrageiro. O resíduo de nabo forrageiro apresentou alta e rápida degradabilidade ruminal da matéria seca, proteína bruta e fibra em detergente neutro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daflin Fernanda Mello, FZEA/USP

Graduanda em Zootecnia pela FZEA/USP; Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/USP/CNPq

Raul Franzolin, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1980), mestrado em Nutrição Animal pela Universidade de São Paulo (1984), doutorado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990), pos-doutorado na Ohio State University, USA (1993), Livre-docente (1996) e Professor Titular (2001) pela USP. É Professor Titular junto ao Departamento de Zootecnia da FZEA/USP, Campus de Pirassununga. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Bubalinocultura e Nutrição de Ruminantes, atuando principalmente nos seguintes temas: digestão, degradabilidade, fermentação microbiana, protozoologia de rúmen, exigências nutricionais e alimentação de bubalinos. Atualmente está desenvolvendo um segundo programa de pos-doutorado no CSIRO Livestock Industries, Queensland Bioscience Precinct, St Lucia, Australia (2007-2008) na área de biologia molecular com técnica de DNA para identificação de archaea metanogênicas, bactérias e protozoários no rúmen.

Lauriston Bertelli Fernandes, Premix - Tecnica em Suplementação

Zootecnista (UNESP-Jaboticabal, Mestre em Zootecnia (USP-Pirassununga)

Ana Vera Martins Franco, Premix - Tecnica em Suplementação

Zootcnista, Mestre em Produção Animal (UNESP-Jaboticabal)

Teresa Cristina Alves, FZEA-USP

Médica Veterinária (UEL), Mestre em Zootecnia (FZEA_USP)

Downloads

Publicado

2008-04-01

Edição

Seção

Nutrição Animal