Diferentes concentrações de etileno-glicol na organização da cromatina nuclear de folículos pré-antrais inclusos em tecido ovariano bovino ("Bos indicus")

Autores

  • Hélder Silva Luna UFMS
  • Luciana Alves Lijeron UFMS
  • Rafaela Nelson Costa UFMS

Resumo

A criopreservação de folículos ovarianos pré-antrais pode ajudar na conservação de muitas espécies domésticas e selvagens. O objetivo do presente estudo foi verificar o efeito do etileno-glicol, em diferentes concentrações, na organização morfológica da cromatina nuclear de folículos pré-antrais inclusos em tecido ovariano bovino. Ovários foram obtidos em abatedouro. O teste de toxicidade foi realizado com fragmentos ovarianos expostos ao etileno-glicol em concentrações de 10, 20 ou 40%, diluído em solução de NaCl a 0,9%. O tecido foi analisado por técnica histológica clássica. A análise da organização morfológica da cromatina nuclear de folículos primordiais, mostraram diferença significativa (P<0,05) entre o grupo controle versus grupos 10%, 20% e 40%. Em folículos primários, foram observadas diferenças significativas entre o grupo controle e grupos 20% e 40% (P<0,05), mas não entre o grupo 10%. Estes resultados indicam que o crioprotetor etileno-glicol leva a alterações morfológicas na cromatina nuclear de folículos primordiais e primários, inclusos em tecido ovariano bovino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hélder Silva Luna, UFMS

Médico Veterinário, formado em 1995 na UNOESTE. Mestre em Zootecnia pela UnB na área de reprodução animal e Doutor em Patologia Molecular pela UnB no ano de 2001. Atualmente é professor adjunto da UFMS, desenvolvendo pesquisa na área de reprodução animal.

Luciana Alves Lijeron, UFMS

Bióloga, formada na UFMS, desenvolvendo pesquisas na área de biotecnologia da reprodução animal.

Rafaela Nelson Costa, UFMS

Mestranda em Ciência Animal da UFMS. Desenvolve dissertação na área de criopreservação de tecido ovariano bovino.

Downloads

Publicado

2007-08-06

Edição

Seção

Reprodução Animal