Bioquímica sanguínea e altura das vilosidades intestinais de suínos alimentados com adição de probiótico, prebiótico e antibiótico

Autores

  • Julien Chiquieri
  • Víctor Libardo Hurtado Nery
  • Rita da Trindade Ribeiro Nobre Soares
  • Eulógio Carlos Queiroz De Carvalho
  • Ana Paula Delgado da Costa

Resumo

O experimento foi conduzido no Setor de Suinocultura do Laboratório de Zootecnia e Nutrição Animal do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias da Universidade Estadual do Norte Fluminense. Foram utilizados 40 suínos mestiços (Landrace X Large White) machos castrados. Os animais foram submetidos a diferentes tipos de rações contendo probiótico e/ou prebiótico e antibiótico como estimulantes de crescimento. Os tratamentos utilizados foram os seguintes: T1) ração basal (sem aditivo); T2) ração basal + antibiótico; T3) ração basal + probiótico (Saccharomyces cerevisiae); T4) ração basal + prebiótico (mananoligossacarídeo); T5) ração basal + probiótico (Saccharomyces cerevisiae) + Prebiótico (mananoligossacarídeo). Foram tomadas Amostras de sangue dos suínos, colhidas três vezes ao longo do experimento para análise das leucometrias global e específica e da bioquímica sanguínea. Após o abate foram colhidas amostras do intestino delgado (duodeno) para análise da altura das vilosidades intestinais. Em conclusão a adição de probiótico e prebiótico na dieta para suínos em crescimento e terminação não tem efeitos sobre os componentes sanguíneos nem sobre a altura das vilosidades.

Downloads

Biografia do Autor

Julien Chiquieri

Formado em Zootecnia pela Universidade Federal Rural de Rio de Janeiro, Mestre em Produção Animal (2003), Doutorando em Produção Animal da UENF, area de atuação em nutrição de suínos

Víctor Libardo Hurtado Nery

Formado em Medicina Veterinaria e Zootecnia pela Universidad de Los Llanos, da Colômbia, expecialização em Nutriçâo Animal pela UNAD, Mestre em Zootecnia da UFLA em 1997, Doutorando em Produção Animal na UENF. Com vínculo como professor da Universidad de los Llanos de 1992 até hoje.

Rita da Trindade Ribeiro Nobre Soares

Formada em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa, Mestre e Doutora pela UFV, professora da UENF, Linha de pesquisa em Nutrição de Suínos.

Eulógio Carlos Queiroz De Carvalho

Formado como Médico Veterinário, Doutor em Anatomia Patológica, professor da UENF.

Ana Paula Delgado da Costa

Médica Veterinária formada pela Universidade Estadual do Norte Fluminense, Mestre e Doutora pela UENF. Técnica de nível superior no Laboratório de Sanidade Animal da UENF.

Downloads

Publicado

2007-08-06

Edição

Seção

Patologia e Clínicas