Efeito das proporções volumoso:concentrado sobre a degradação ruminal de fontes protéicas de origem animal e vegetal: consumo e digestibilidade aparente.

Autores

  • Lea Chapaval
  • Laércio Melotti
  • Paulo Rossi Júnior
  • Cellyneude de Souza Olivindo
  • João Paulo Arcelino Rêgo

Palavras-chave:

digestibilidade, consumo, nível de concentrado, fontes protéicas

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da inclusão de níveis crescentes de concentrados nas rações, sobre o consumo e as digestibilidades aparentes da matéria seca (MS), proteína bruta (PB), fibra bruta (FB), extrato etéreo (EE), extrativo não nitrogenado (ENN), fibra em detergente neutro (FDN), da fibra em detergente ácido (FDA) e dos nutrientes digestíveis totais (NDT). Foram utilizadas doze fêmeas bovinas, não lactantes e não gestantes, dotadas de cânulas ruminais distribuídas em blocos casualizados em um arranjo fatorial 6 x 3. Estes animais foram alimentados á vontade com feno Russel grass (Cynodon sp) e concentrados nas proporções de 25%, 50% ou 75% com base na matéria seca. O experimento constou de dois sub-períodos experimentais com duração de 28 dias cada, sendo 23 dias de adaptação e cinco dias para coleta de fezes. O indicador óxido crômio foi utilizado na dose total de 15g/dia, dividida em duas porções de 7,5 g cada. O consumo foi influenciado linearmente pelo nível de concentrado na dieta. As digestibilidades aparentes da MS, FB, ENN e do NDT foram afetadas pela inclusão de concentrados na dieta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lea Chapaval

Médica Veterinária, graduada pela Universidade Federal do Paraná em 1997. Título de Mestre em Medicina Veterinária (Nutrição Animal) obtido pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo, em 1999. Título de Doutora em Ciências (Energia Nuclear na Agricultura) obtido pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo em 2003. Atualmente sou Pesquisadora III da Embrapa Caprinos, em Sobral, Ceará, na área de Sistemas de Produção (Segurança dos Alimentos).

Laércio Melotti

Professor Doutor (aposentado) na área de Nutrição Animal (Ruminantes) da Universidade de São Paulo.

Paulo Rossi Júnior

Professor Adjunto da Universidade Federal do Paraná

Cellyneude de Souza Olivindo

Zootecnista, Estudante de mestrado em Zootecnia da Universidade Federal do Ceará

João Paulo Arcelino Rêgo

Estudante de Graduação em Zootecnia da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral, CE. Bolsista Fundação Arthur Bernardes.

Downloads

Publicado

2006-12-01

Edição

Seção

Nutrição Animal