Da rejeição à arte contemporânea para a guerra cultural (Nathalie Heinich)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/pcr.v15i1.47381

Palavras-chave:

Arte contemporânea; Guerras culturais; Nathalie Heinich; Rejeição à arte

Resumo

Apresentação do texto

Nathalie Heinich é uma socióloga francesa com extensa trajetória nos estudos da recepção em arte, com especial interesse pelas situações de desacordo na avaliação das obras pelos públicos. Sua atuação profissional inclui a direção de pesquisas no CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique) e na EHESS (École des Hautes Etudes en Sciences Sociales), ambas instituições referenciais na França. As investigações da autora abrangem a sociologia da arte, a epistemologia das ciências sociais e a sociologia dos valores, com notáveis incursões pela instância receptiva das artes visuais e, em especial, pelos conflitos axiológicos emergidos da relação das audiências não especializadas com a produção artística contemporânea, em contextos nacionais como a França e os Estados Unidos. O texto aqui traduzido resulta de um trabalho de campo realizado por ela, em 1996, na Costa Leste dos EUA, tendo sido originalmente publicado no volume Rethinking Comparative Cultural Sociology: Repertoires of Evaluation in France and the United States (2000), organizado por Michèle Lamont e Laurent Thévenot. Destacam-se, nas análises de Heinich, as especificidades das formas de rejeição à arte contemporânea nesses dois países, com a significativa coincidência, no caso norte-americano, entre as reações de repúdio à arte e as agendas morais e cívicas próprias às “guerras culturais”.   

Resumo do texto

Estudo comparativo entre os ambientes culturais francês e norte-americano, o texto adota como viés analítico as várias formas de rejeição às artes visuais contemporâneas. O cotejo testado revela, todavia, diferenças inconciliáveis tanto no que se refere aos instrumentos de aferição usados nesses países como no que diz respeito à natureza dos valores mobilizados por públicos contrariados. Focado nos valores movimentados por audiências leigas, o estudo evidencia os contrastes entre os modos mais discretos e subjetivos das refutações na França, além da raridade de sua figuração na arena pública, e as controvérsias midiatizadas e politicamente informadas das “guerras culturais” norte-americanas. Apesar das discrepâncias, uma tipologia de matriz axiológica derivada de casos registrados nesses países permite a confrontação das realidades.  

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diogo de Moraes Silva, Sesc São Paulo

É artista visual, mediador cultural e, atualmente, assistente técnico cultural no Sesc São Paulo, na Gerência de Estudos e Desenvolvimento. Mestre no Programa de Pós-Graduação em Artes, Área de Concentração Artes Plásticas, Linha de Pesquisa Poéticas Visuais, da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.

Referências

ANGENOT, Marc. “L’esprit de censure”. In: Discours social/Social Discourse 7, 1995.

ARCAND, Bernard. Le jaguar et le tamanoir. Anthropologie de la pornographie. Quebec: Boréal, 1991.

ARTISTIC FREEDOM UNDER ATTACK. Washington: People for the American Way, 1994, 1995, 1996.

BECKER, Carol. “Private Fantasies Shape Public Events: And Public Events Invade and Shape Our Dreams”. In: RAVEN, Arlene. Art in the Public Interest. New York: Da Capo Press, 1989.

BEISEL, Nicola. “Morals Versus Art: Censorship, the Politics of Interpretation, and the Victorian Nude”. In: American Sociological Review 58, 1993.

BOLTANSKI, Luc; THÉVENOT, Laurent. De la justification. Les économies de la grandeur. Paris: Gallimard, 1991.

BOLTON, Richard (ed.). Culture Wars. Documents from the Recent Controversies in the Arts, New York: New Press, 1992.

BOURDIEU, Pierre. Les règles de l’art: Genèse et structure du champ littéraire. Paris: Seuil, 1992.

BOURETZ, Pierre. Les promesses du monde. Philosophie de Max Weber. Paris: Gallimard, 1996.

CHAVE, Anna C. “Minimalism and the Rhetoric of Power”. In: Arts Magazine 64, 1990.

DESROSIÈRES, Alain. La politique des grands nombres; histoire de la raison statistique. Paris: La Découverte, 1993.

DOSS, Erika. Spirit Poles and Flying Pigs: Public Art and Cultural Democracy in American Communities. Washington, DC: Smithsonian Institution Press, 1995.

DUBIN, Steven C. Arresting Images. Impolitic Art and Uncivil Actions. New York: Routledge, Chapman and Hall, 1992.

FASSIN, Eric. “Dans les genres différents: le féminisme au miroir transatlantique”. In: Esprit 196, 1993.

FASSIN, ________. “‘Political Correctness’ en version originale et en version française: un malentendu révélateur”. In: XX° Siècle 43, 1994.

FEHER, Michel. “Erotisme et féminisme aux Etats-Unis: les exercices de la liberté”. In: Esprit 196, 1993.

GOFFMAN, Erving. Frame Analysis. An Essay on the Organization of Experience. New York: Harper & Row, 1974.

HEINICH, Nathalie. “Entre oeuvre et personne: l’amour de l’art en régime de singularité”. In: Communication 64, 1997b.

HEINICH, ________. “Esthétique, symbolique et sensibilité: de la cruauté considérée comme un des Beaux-Arts”. In: Agone 13, 1995b.

HEINICH, ________. “Framing the Bullfight: Aesthetics versus Ethics”. In: The British Journal of Aesthetics 33 (1), 1993a.

HEINICH, ________. “L’art et la manière: pour une ‘cadre-analyse’ de l’expérience esthétique”. In: Le parler frais d’Erving Goffman. Paris: Minuit, 1990.

HEINICH, ________. Le triple jeu de l’art contemporain. Paris: Minuit, 1997a.

HEINICH, ________. “Les colonnes de Buren au Palais-Royal: ethnographie d’une affaire”. In: Ethnologie française 4, 1995a.

HEINICH, ________. Ouvrage d’art, oeuvre d’art: le public du Pont-Neuf de Christo ou comment se faire une opinion. Paris: Association Adresse, 1986.

HEINICH, ________. The Glory of Van Gogh. An Anthropology of Admiration. Princeton University Press, 1996.

HEINS, Marjorie. Sex, Sin, and Blasphemy. A Guide to America’s Censorship Wars. New York: New Press, 1993.

HOFFMAN, Barbara. “Tilted Arc: The Legal Angle”. In: JORDAN, Sherrill et al. (eds.). Public Art Controversy: The Tilted Arc on Trial. New York: ACA Books, 1987.

HOFFMAN, ________. “Law for Art’s Sake in the Public Realm”. In: MITCHELL, W. J. T. (ed.). Art and the Public Sphere. University of Chicago Press, 1990.

HUGHES, Robert. Culture of Complaint. The Fraying of America. Oxford University Press, 1993.

JORDAN, Sherrill et al. (eds.). Public Art Public Controversy: The Tilted Arc on Trial, New York: ACA Books, 1987.

LAMONT, Michèle; FOURNIER, Marcel. “Introduction”. In: LAMONT, Michèle; FOURNIER, Marcel (eds.). Cultivating Differences: Symbolic Boundaries and the Making of Inequality. University of Chicago Press, 1992.

LYOTARD, Jean-François. Le différend. Paris: Minuit, 1983.

MITCHELL, W. J. T. (ed.). Art and the Public Sphere. University of Chicago Press, 1990.

PALLY, Marcia. Sex and Sensibility. Reflections on Forbidden Mirrors and the Will to Censor. Manassas, VA: Hopewell, 1994.

RAVEN, Arlene (ed.). Art in the Public Interest. New York: Da Capo Press, 1989.

SCHAEFFER, Jean-Marie. Les célibataires de l’art. Pour une esthétique sans mythes. Paris: Gallimard, 1996.

SOULILLOU, Jacques. L’impunité de l’art. Paris: Le Seuil, 1995.

STEINER, Wendy. The Scandal of Pleasure. Art in an Age of Fundamentalism. University of Chicago Press, 1995.

URFALINO, Philippe; VILKAS, Catherine. Les Fonds régionaux d’art contemporain. La délégation du jugement esthétique. Paris: L’Harmattan, 1995.

WEYERGRAF-SERRA, Clara; BUSKIRK, Martha (eds.). The Destruction of Tilted Arc: Documents. Cambridge, MA: MIT Press, 1991.

Downloads

Publicado

2022-08-22

Como Citar

Heinich, N., & Silva, D. de M. (2022). Da rejeição à arte contemporânea para a guerra cultural (Nathalie Heinich). Políticas Culturais Em Revista, 15(1), 119–180. https://doi.org/10.9771/pcr.v15i1.47381

Edição

Seção

Dossiê - Guerras culturais: políticas em confronto