Entre as “ditaduras” do patriarcado e do feminismo:

seguindo controvérsias em torno da discussão do aborto na 31ª Bienal de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/pcr.v15i1.47380

Palavras-chave:

Aborto. Arte contemporânea. Guerras culturais. Públicos.

Resumo

Este texto se propõem acompanhar, descrever e analisar as controvérsias culturais pautadas por integrantes do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira frente ao projeto artístico Espacio para abortar (2014), do coletivo boliviano Mujeres Creando, integrante da 31ª Bienal de São Paulo. Para isso, se vale do conceito de “guerras culturais”, oriundo dos estudos do sociólogo James Hunter, mobilizando-o como instrumento propício a uma abordagem de natureza compreensiva do fenômeno enfocado – que tem na formação educacional e moral das novas gerações um aspecto-chave. Descritivo-analítico, o presente exercício se vale de um arco de registros produzidos e veiculados pelos atores em desacordo, buscando detalhar suas visões de mundo, assim como as estratégias de atuação que desenvolvem para intervir no debate público sobre a problemática do aborto.

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Biografia do Autor

Diogo de Moraes Silva, Sesc São Paulo

É artista visual, mediador cultural e, atualmente, assistente técnico cultural no Sesc São Paulo, na Gerência de Estudos e Desenvolvimento. Mestre no Programa de Pós-Graduação em Artes, Área de Concentração Artes Plásticas, Linha de Pesquisa Poéticas Visuais, da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2022-08-22

Como Citar

Silva, D. de M. (2022). Entre as “ditaduras” do patriarcado e do feminismo:: seguindo controvérsias em torno da discussão do aborto na 31ª Bienal de São Paulo. Políticas Culturais Em Revista, 15(1), 367–395. https://doi.org/10.9771/pcr.v15i1.47380

Edição

Seção

Dossiê - Guerras culturais: políticas em confronto