Impactos mediáticos da COVID-19 no setor cultural português: um olhar a partir de seis meses de notícias na imprensa

Autores

  • Manuel Gama Observatório de Políticas de Comunicação e Cultura, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho. http://orcid.org/0000-0002-5950-1956
  • Rui Vieira Cruz Observatório de Políticas de Comunicação e Cultura, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho.
  • Joana Almada Observatório de Políticas de Comunicação e Cultura, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho.

DOI:

https://doi.org/10.9771/pcr.v14i1.42661

Resumo

O Observatório de Políticas de Ciências, Comunicação e Cultura da Universidade do Minho (POLOBS) encontra-se a desenvolver uma pesquisa que visa identificar e analisar alguns dos impactos da COVID-19 no setor cultural português. O projeto, que conjuga uma abordagem qualitativa com uma abordagem quantitativa e integra instrumentos e técnicas diversificadas, iniciou-se a 16 de março de 2020 e vai decorrer até 31 de março de 2021.No presente artigo vamos lançar um olhar sobre seis meses de notícias na imprensa. A análise efetuada permite-nos afirmar, ainda que provisoriamente, que maioria das notícias abordam os impactos negativos da COVID-19 no setor cultural português e que, apesar de ¼ das notícias incidir sobre as iniciativas públicas, a verdade é que, não raras vezes, há um enfoque que não é particularmente positivo sobre o papel do Governo para mitigar os efeitos da pandemia. Acresce ainda que, não obstante a considerável cobertura mediática das consequências da COVID-19 no setor cultural português, a cultura continua a não constituir uma prioridade editorial da imprensa portuguesa.

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Biografia do Autor

Manuel Gama, Observatório de Políticas de Comunicação e Cultura, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho.

Pesquisador do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho. Áreas de interesse de investigação: Políticas Culturais, Gestão Cultural, Redes Culturais, Mediação Cultural, Públicos da Cultura, Educação Artística, Agenda 2030. É, desde 2016, um dos coordenadores do Observatório de Políticas de Comunicação e Cultura (POLObs) do CECS-UM.

Rui Vieira Cruz, Observatório de Políticas de Comunicação e Cultura, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho.

Analista de dados e mestre em Sociologia – Políticas Sociais pela Universidade do Minho. Os seus trabalhos incidem nas esferas de transferência de tecnologia e de conhecimento, com particular enfoque na nanotecnologia. Algumas áreas de interesse abrangem as análises cíclicas, análises de redes, políticas e tecnologias de urbanismo/habitação e práticas culturais.

Joana Almada, Observatório de Políticas de Comunicação e Cultura, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho.

Formada em Teatro pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa. Desenvolveu trabalho na área do Teatro/Dança como intérprete e também nas áreas de produção e assistência de encenação. Desde 2004 que trabalha no setor livreiro, na área de curadoria e gestão livreira. Colabora com o POLObs do CECS-UM desde janeiro de 2020, onde dá apoio aos projetos de investigação.

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Publicado

2021-03-18

Como Citar

Gama, M., Cruz, R. V., & Almada, J. (2021). Impactos mediáticos da COVID-19 no setor cultural português: um olhar a partir de seis meses de notícias na imprensa. Políticas Culturais Em Revista, 14(1), 34–60. https://doi.org/10.9771/pcr.v14i1.42661

Edição

Seção

Dossiê - Política cultural em tempos de pandemia