Fomento à cultura no Brasil - desafios e oportunidades

Autores

  • Armando Almeida
  • Carlos Beyrodt Paiva Neto

DOI:

https://doi.org/10.9771/pcr.v10i2.24390

Resumo

O presente texto apresenta um breve histórico das políticas de fomento à cultura no Brasil. Analisa os limites do modelo atual de fomento, discorre sobre as mudanças ocorridas a partir dos anos 2000 e relata experiências realizadas no âmbito do governo federal e pelos governos estaduais e municipais, que poderiam ser melhor aproveitadas; e aponta alternativas possíveis para a constituição de políticas de fomento com capacidade de lidar mais adequadamente com a complexidade do campo cultural e artístico. Conclui destacando os benefícios da articulação federativa para as políticas de financiamento à cultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Beyrodt Paiva Neto

Mestrando do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia. Especialista em Gestão Governamental e Políticas Públicas do Estado da Bahia. Ex-Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do MinC e ex-Superintendente de Promoção Cultural da Bahia.

Downloads

Publicado

2018-06-22

Como Citar

Almeida, A., & Beyrodt Paiva Neto, C. (2018). Fomento à cultura no Brasil - desafios e oportunidades. Políticas Culturais Em Revista, 10(2), 35–58. https://doi.org/10.9771/pcr.v10i2.24390

Edição

Seção

Dossiê - Políticas Culturais para as Artes