O TRABALHO DO MÚSICO ENTRE O ESTADO E O MERCADO

Autores

  • Liliana Petrilli Segnini Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.9771/1983-3717pcr.v7i2.11471

Resumo

O objetivo desta comunicação é problematizar o aparente paradoxo observado na relação entre três políticas públicas legisladas nos anos 1990, e vigentes até o presente, que conformam o trabalho artístico, especialmente no campo da música. Por um lado, elas possibilitam o desengajamento do Estado e o fortalecimento do mercado em relação ao trabalho do artista: a criação de organizações não governamentais (fundações e organizações sociais) e o financiamento pela renúncia fiscal. Por outro lado, o crescimento de cursos e matriculas no ensino superior público.

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Biografia do Autor

Liliana Petrilli Segnini, Unicamp

Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987), Livre Docente pelo Departamento de Ciências Sociais na Educação da Faculdade de Educação da Unicamp, disciplina Sociologia da Educação-Trabalho. Professora e pesquisadora plena da Faculdade de Educação da Unicamp; professora e pesquisadora colaboradora do programa de Doutorado em Ciências Sociais, área "Trabalho, Política e Sociedade do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp. Professora Titular da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (desde 2001). Coordenadora brasileira do Acordo de Cooperação Internacional CAPES/COFECUB, Processo 305/2000 (de 2000 a 2004) - Mudanças na organização do trabalho, relações profissionais e formação; Coordenadora do projeto temático FAPESP "Formação e Trabalho no campo da Cultura: professores, músicos e bailarinos" (2003/2007); Coordenadora do Projeto de Cooperação Internacional CNRS/FAPESP "Qual é o sentido social da modernização no trabalho"(2006/2009). Membro do Acordo de Cooperação Internacional Capes Cofecub "Organização e condições de trabalho moderno: emprego, desemprego e precarização do trabalho" (2010/2013). Membro da diretoria da ALAST - Associação Latinoamericana de Sociologia do Trabalho. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: relações de gênero, sociologia do trabalho, sociologia do trabalho em serviços, sociologia do desemprego, trabalho precário, divisão internacional do trabalho, mundialização, mercado de trabalho, sociologia do trabalho artístico e indústria cultural ((desde 2003 até o presente).Prêmio de Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz, outorgado pela Reitoria da Universidade Estadual de Campinas em 2004. Professora visitante no ISCTE- IUL (Portugal) na Cátedra Brasil Portugal em Ciências Sociais representando a Unicamp em 2005. Pesquisadora CNPq 1.

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Publicado

2014-10-29

Como Citar

Segnini, L. P. (2014). O TRABALHO DO MÚSICO ENTRE O ESTADO E O MERCADO. Políticas Culturais Em Revista, 7(2), 249–265. https://doi.org/10.9771/1983-3717pcr.v7i2.11471