Políticas culturais e narrativas de reconstrução social em São Luiz do Paraitinga, SP

Autores/as

  • Rodrigo Manoel Dias da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.9771/1983-3717pcr.v5i1.6177

Resumen

O presente artigo discute os objetivos e os novos interesses sociais presentes nas políticas culturais implementadas nas cidades brasileiras. Enquanto campo de referências teóricas, a análise realizada aproxima-se das interrogativas pragmáticas de John Dewey, ao problematizar se estas políticas podem contribuir para a reconstrução das urbanidades. Metodologicamente, o autor optou pela realização de três estratégias: uma revisão dos nexos de sentido sociológico que se tecem na tríade cidades, culturas e técnicas de vida; uma aproximação empírica para reconhecer as formas e os conteúdos das políticas culturais brasileiras, em um contexto municipal selecionado; a apresentação de um relato etnográfico, como recurso heurístico, para a descrição das narrativas de reconstrução social em São Luiz do Paraitinga, São Paulo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rodrigo Manoel Dias da Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul

Professor de Sociologia e Política na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim. Doutor em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Pesquisador vinculado ao Laboratório de Políticas Culturais e Ambientais: gestão e inovação, PPG Ciências Sociais/Unisinos/CAPES.

Publicado

2012-10-08

Cómo citar

Dias da Silva, R. M. (2012). Políticas culturais e narrativas de reconstrução social em São Luiz do Paraitinga, SP. Políticas Culturais Em Revista, 5(1), 126–141. https://doi.org/10.9771/1983-3717pcr.v5i1.6177

Número

Sección

Artigos