Museus e comunidade: comunicação e educação
DOI:
https://doi.org/10.9771/1983-3717pcr.v4i1.5315Resumen
A educação não formal torna-se o foco central das ações museológicas exercidas por equipes interdisciplinares no próprio museu, em escolas ou outros ambientes, buscando propiciar o aprendizado e interação com a comunidade, a partir da segunda metade do século XX, quando intensifica a preocupação dos profissionais desses espaços pela democratização e popularização do seu patrimônio cultural. Para tanto defendem a implantação de uma nova concepção filosófica museológica , que valoriza o cotidiano do cidadão e o tem como elemento basilar das atuações educativas. Entretanto, percebe-se que a questão principal para obtenção de resultados positivos, nessas ações, é a comunicação praticada. Assim, para atingir tal objetivo precisam utilizar os mais diversificados instrumentos e técnicas de comunicação, junto aos diversos públicos, de qualquer nível social e cultural. Enfim, os museus buscam exercer sua função social. PALAVRAS-CHAVE: Museus. Comunicação. Educação. Comunidade. Museums and the community: communication and education ABSTRACT: The non-formal education becomes the central focus of the actions carried out by interdisciplinary teams in the museum, in schools or other environments, by attempting to provide learning and interaction with the community. This happens from the second half of the twentieth century on, when the concern of professionals in these spaces for the democratization and popularization of cultural heritage is intensified. In order to do so, there is a defense of the implementation of a new museum design philosophy, which values the everyday citizen, considering this citizen the core element of educational performances. However, it is clear that the main issue for achieving positive results in these actions is the practice of communication. Achieving this goal brings out the need of utilizing diverse instruments and communication skills, together with various audiences in any social and cultural level. Ultimately, the museums seek to exercise their social function. KEYWORDS: Museums. Communication. Education. Community.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2011-08-20
Cómo citar
Bina, E. D. (2011). Museus e comunidade: comunicação e educação. Políticas Culturais Em Revista, 4(1). https://doi.org/10.9771/1983-3717pcr.v4i1.5315
Número
Sección
Dossiê - Cultura e Educação
Licencia
A Políticas Culturais em Revista aplica a Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional para os trabalhos que publica. Esta licença foi desenvolvida para facilitar o acesso aberto - ou seja, o acesso livre, imediato, e a reutilização irrestrita de trabalhos originais de todos os tipos. Nossos autores mantêm os direitos autorais mas, sob essa licença, concordam em deixar os artigos legalmente disponíveis para reutilização, sem necessidade de permissão ou taxas, para praticamente qualquer finalidade. Qualquer pessoa pode copiar, distribuir ou reutilizar esses artigos, desde que o autor e a fonte original (Políticas Culturais em Revista) sejam devidamente citados.