Olhares negros e a importância d_ espectad_r
DOI:
https://doi.org/10.9771/pcr.v14i2.44140Palabras clave:
Representação, Representatividade, Imagem, NegroResumen
Este ensaio é resultante do trabalho de conclusão do curso de Especialização em Gestão Cultural Contemporânea: da Ampliação do Repertório Poético à Construção de Equipes Colaborativas, intitulado Olhos nos olhos quero ver o que você faz: uma análise sobre o espectador negro, correspondente à linha de pesquisa de Mediação Cultural. Toda a sua escrita tem como motivação o engajamento político de espectador_s negr_s pela garantia de representação e representatividade negra antirracistas. São analisadas recepções da imagem negra, configurando posicionamentos de espectador_s negr_s sobre seus corpos como constante vigília do fortalecimento das culturas negras e da criação de possibilidades de identificação de sua própria imagem. São compartilhadas as motivações para a análise da construção de imagem do corpo negro e olhar da pessoa negra.
Descargas
Citas
AGÊNCIA NACIONAL DO CINEMA. Ancine apresenta estudo sobre diversidade de gênero e raça no mercado audiovisual. Ancine, Brasília, DF, 25 jan. 2018. Disponível em: https://bit.ly/3fPYPRn. Acesso em: 15 ago. 2020.
ALMEIDA, S. L. Racismo estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro: Pólen, 2019.
ARAÚJO, J. Z. O tenso enegrecimento do cinema brasileiro nos últimos 30 anos. Cinémas D’Amérique Latine, Toulouse, n. 26, p. 92101, 2018. Disponível em: https://bit.ly/3CAav4F. Acesso em: 15 ago. 2020.
DIAWARA, M. O espectador negro: questões acerca da identificação e resistência. Tradução de Heitor Augusto. Urso de Lata, [s. l.], 13 dez. 2016. Disponível em: https://bit.ly/2VIF1rU. Acesso em: 3 ago. 2020.
FANON, F. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: Edufba, 2008.
FELINTO, R. Sobre Black Is King (não é sobre Lili). [s. l.], 3 ago. 2020. Instagram: @fenix_negra_purpurinada. Disponível em: https://bit.ly/3mLjz0V. Acesso em: 18 ago. 2021.
FRANÇA, R. Para uma crítica teatral racista. [S. l.], 21 out. 2019. Facebook: Rodrigo França. Disponível em: https://bit.ly/3Dwjqoc. Acesso em: 18 ago. 2021.
GILROY, P. O Atlântico negro: a modernidade e dupla consciência. São Paulo: Editora 34, 2001.
HOOKS, b. Olhares negros: raça e representação. São Paulo: Elefante, 2019.
KILOMBA, G. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
MOREIRA, A. Racismo recreativo. São Paulo: Sueli Carneiro: Pólen, 2019.
NASCIMENTO, A. Quilombismo: um conceito emergente do processo histórico-cultural da população afro-brasileira. In: NASCIMENTO, E. L. (org.). Afrocentricidade: uma abordagem epistemológica inovadora. São Paulo: Selo Negro, 1980. p. 197 218. (Coleção Sankofa, v. 4
RACISMO estrutural e institucional, com Cida Bento, Silvio Almeida e Jurema Werneck. [s. l.: s. n.], 27 jun. 2020. 1 vídeo (83 min). Publicado pelo canal Companhia das Letras. Disponível em: https://bit.ly/3sm4Kms. Acesso em: 12 jul. 2020.
REPÚBLICA. Direção: Grace Passô. Direção de fotografia: Wilssa Esser. [s. l.]: Instituto Moreira Salles, 2020.
SANTOS, M. As cidadanias mutiladas. In: LERNER, J. (ed.). O preconceito. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 1996-1997. p. 133144.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Políticas Culturais em Revista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.