O cineclubismo de Luiz Orlando: o ˜"desde dentro para desde fora" de um militante negro nas políticas e no mercado cinematográfico dos anos 1980

Autores

  • Pedro Andrade Caribé

DOI:

https://doi.org/10.9771/pcr.v14i2.43665

Palavras-chave:

Cinema negro, Cinema brasileiro, Diáspora, Cineclube

Resumo

Na década de 1980, um militante e intelectual negro, Luiz Orlando da Silva (1945- 2006), coordenou em Salvador uma rede de mais de cinquenta cineclubes e espalhada em territórios de história e demografia negra. O “desde dentro para desde fora” é um modo de viver e pensar o legado africano no Brasil, que encontra uma geração dos movimentos negros envolta em epistemologias de desnudamento do mito da democracia racial. Tal experiência permeia o Estado e suas políticas com foco na distribuição e na exibição, duas entraves no desenvolvimento do cinema nacional, baiano e independente.

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Biografia do Autor

Pedro Andrade Caribé

Doutor em Comunicação. Linha: Políticas de Comunicação e Cultura. Universidade de Brasília.

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Publicado

2021-10-05

Como Citar

Caribé, P. A. (2021). O cineclubismo de Luiz Orlando: o ˜"desde dentro para desde fora" de um militante negro nas políticas e no mercado cinematográfico dos anos 1980. Políticas Culturais Em Revista, 14(2), 32–56. https://doi.org/10.9771/pcr.v14i2.43665