Arranjos contemporâneos da cultura nas cidades: arte, educação e requalificação urbana em Nova Iguaçu

Autores/as

  • Ana Carolina Louback Lopes Universidade de São Paulo - USP
  • Juliana Lopes da Silva Fundação Getúlio Vargas - FGV

DOI:

https://doi.org/10.9771/1983-3717pcr.v2i2.4298

Resumen

O presente artigo tem por objetivo contribuir para as discussões e reflexões sobre a centralidade da cidade na definição de políticas públicas, possibilitando novos arranjos entre Estado e sociedade civil. Em um segundo momento, o trabalho apresenta a experiência do Governo Municipal de Nova Iguaçu na implementação da política integrada Bairro-Escola, onde a cultura aparece como eixo transversal de um programa com base na educação e na requalificação urbanística da cidade. PALAVRAS-CHAVE: Políticas públicas. Cultura. Educação. Requalificação urbana. Arte pública. Contemporary arrangements of culture in cities: art, education and urban renewal in Nova Iguaçu ABSTRACT: This paper intends to improve the discussion around the central importance of cities for the definition of public policies, considering the possibility to create new arrangements between State and Society. Afterwards, the article presents the experience developed by the Municipal Government of Nova Iguaçu, focused in the implementation of an integrated policy entitled Bairro-Escola, which places the culture as a crossing strategy for a program based on education and urban renewal. KEYWORDS: Public policies. Culture. Education. Urban renewal. Public art.

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Publicado

2010-07-26

Cómo citar

Lopes, A. C. L., & Silva, J. L. da. (2010). Arranjos contemporâneos da cultura nas cidades: arte, educação e requalificação urbana em Nova Iguaçu. Políticas Culturais Em Revista, 2(2). https://doi.org/10.9771/1983-3717pcr.v2i2.4298

Número

Sección

Dossiê - Cultura e Cidade