A cultura na (da) periferia e a periferia na (da) mídia
DOI:
https://doi.org/10.9771/1983-3717pcr.v2i2.4273Resumen
RESUMO: O presente artigo analisa o desenvolvimento de projetos culturais, por parte de atores sociais da chamada periferia, em áreas tradicionalmente segregadas das grandes cidades, articulados com elementos da cultura de massa e da comunicação midiática para conquistar uma visibilidade positiva na mídia hegemônica e chancelar a marca “cultura de periferia”. Concentramo-nos principalmente em ações focadas nos moradores de áreas de favelas do Rio de Janeiro, como Vigário Geral, onde o investimento em arte, cultura e comunicação, mobilizado pelo Grupo Cultural AfroReggae, passou a gerar o rompimento das fronteiras simbólicas, que afastam as pessoas “da periferia” tanto dos espaços culturais físicos quanto da mídia hegemônica. Por essa razão observamos também aspectos da relação entre periferia e mídia. PALAVRAS CHAVE: Cultura. Mídia. Periferia. Comunicação. Culture inside (from) outskirts and the outskirts inside (from) the media ABSTRACT: This article analyzes the development of cultural projects by the social actors from the so-called outskirts, in areas traditionally segregated in the big cities, articulated with elements of mass culture and communication media in order to obtain positive visibility in the mainstream media and to seal the mark "culture of the outskirts periphery". We work primarily on actions focused on the inhabitants of slum areas of Rio de Janeiro, Vigário Geral, where investment in art, culture and communication, mobilized by the Grupo Cultural Afro Reggae, started to generate the symbolic breaking of barriers which move people away from the outskirts of both the physical cultural spaces, as the mainstream media. For this reason we also see aspects of the relationship between outskirts and media. KEYWORDS: Culture.Media. Outskirts. Communication.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2010-07-26
Cómo citar
Freitas, G. B. de. (2010). A cultura na (da) periferia e a periferia na (da) mídia. Políticas Culturais Em Revista, 2(2). https://doi.org/10.9771/1983-3717pcr.v2i2.4273
Número
Sección
Dossiê - Cultura e Cidade
Licencia
A Políticas Culturais em Revista aplica a Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional para os trabalhos que publica. Esta licença foi desenvolvida para facilitar o acesso aberto - ou seja, o acesso livre, imediato, e a reutilização irrestrita de trabalhos originais de todos os tipos. Nossos autores mantêm os direitos autorais mas, sob essa licença, concordam em deixar os artigos legalmente disponíveis para reutilização, sem necessidade de permissão ou taxas, para praticamente qualquer finalidade. Qualquer pessoa pode copiar, distribuir ou reutilizar esses artigos, desde que o autor e a fonte original (Políticas Culturais em Revista) sejam devidamente citados.