O espectador eventual: notas sobre a demanda por cinema no Brasil

Autores/as

  • Fabio Sá Earp Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.9771/1983-3717pcr.v2i1.3738

Resumen

RESUMO: Este artigo aborda o comportamento do consumidor de cinema no Brasil, procurando compreender as razões que o levam a ir e a não ir a uma sala de exibição. Toma-se como base pesquisa realizada pelo Datafolha, com dados estatísticos e informações qualitativas acerca de diversas atividades de entretenimento praticadas pelo público-alvo. O cinema aparece como uma atividade praticada coletivamente, o que é um forte atrator para o público, mas apresenta custos muito além do preço do ingresso, concorrendo por vezes de forma desfavorável com atividades como assistir filmes na televisão e em DVD. PALAVRAS-CHAVE: economia do entretenimento, economia da cultura, economia do audiovisual, economia do cinema, consumo cultural. The eventual spectator: notes concerning the movies demand in Brazil ABSTRACT: This article approaches the behavior of the movies consumer in Brazil, trying to understand reasons which make the spectator going or not going to an exhibition room. It is based on a Datafolha research, with statistic data and also qualified information about several entertainment activities practiced by the target community. The movies shows up as a collective activity, what is a strong attractive to the audience, but it presents costs that go beyond the tickets, competing in a not favorable way with watching movies in TV and DVDs. KEYWORDS: entertainment economy; culture economy; audiovisual economy; movies economy; cultural consumption.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2009-12-02

Cómo citar

Earp, F. S. (2009). O espectador eventual: notas sobre a demanda por cinema no Brasil. Políticas Culturais Em Revista, 2(1). https://doi.org/10.9771/1983-3717pcr.v2i1.3738

Número

Sección

Dossiê - Cultura e Desenvolvimento