A Manifesta como um experimento de participação social

Autores/as

  • Viviane Cristina Pinto
  • Cayo Honorato Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.9771/pcr.v12i2.32514

Resumen

Este artigo aborda reflexivamente a experiência da Manifesta, mostra cultural da 3ª Conferência Nacional de Juventude (2015), que procurou reconhecer e valorizar o que os jovens estavam produzindo em termos de práticas culturais e conhecimentos científicos. O método adotado para o desenvolvimento da mostra buscou ampliar e aprofundar a participação da juventude brasileira no processo democrático. No atual contexto de ruptura com as conquistas democráticas, em que tal experiência não está mais no horizonte de possibilidades, parece-nos fundamental refletir sobre o que podemos aprender com ela. Para tanto, apresentamos as ideias norteadoras da Manifesta, sua metodologia e etapas de desenvolvimento, os desafios de sua organização, assim como alguns de seus desdobramentos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Viviane Cristina Pinto

Mestre em Estudos Culturais (2015) pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP); Especialista em Gestão Cultural (2011) pelo Centro de Estudos Latino Americano sobre Cultura e Comunicação (CELACC/USP); Graduada em Administração Pública (2007) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Tem pesquisa e atuação em: políticas culturais, mediação cultural, produção e gestão cultural e políticas públicas para a cultura do campo.

Cayo Honorato, Universidade de Brasília (UnB)

Professor adjunto no Departamento de Artes Visuais (VIS) da Universidade de Brasília (UnB), na área de História e Teoria da Educação em Artes Visuais, com pesquisa sobre a atuação dos públicos e a mediação cultural; as relações entre arte, educação e política. Doutor em Educação pela FE/USP. Integra a rede Another Roadmap for Arts Education desde 2015. É pesquisador associado do Centre for the Study of the Networked Image (CSNI) da London South Bank University (LSBU), Reino Unido, desde 2018, onde atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutorado.

Publicado

2019-12-13

Cómo citar

Pinto, V. C., & Honorato, C. (2019). A Manifesta como um experimento de participação social. Políticas Culturais Em Revista, 12(2), 87–108. https://doi.org/10.9771/pcr.v12i2.32514

Número

Sección

Dossiê - Políticas Culturais e Democracia