Gestão de Carreiras Criativas: Passado e Futuro da Pesquisa Acadêmica

Autores/as

  • Roberto Guanabara Calasans UFBA
  • Eduardo Paes Barreto Davel CIAGS/EA/Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/pcr.v13i1.29415

Resumen

Os estudos sobre gestão de carreiras evoluíram muito em conteúdo, métodos e teorias, mas o foco principal sempre foi na análise da carreira e não na sua gestão. A produção acadêmica em carreiras criativas ainda é discreta, fragmentada e ainda mais frágil em termos de gestão. Essa pesquisa buscou revisar e integrar a produção acadêmica sobre gestão de carreiras no contexto do trabalho criativo. Para isso, foi feita uma revisão das pesquisas acadêmicas publicadas, nacionalmente e internacionalmente, delimitando as principais teorias e dimensões. A análise do material pesquisado permitiu o desenvolvimento de quatro perspectivas para os estudos nesse campo: axiológica, tecnológica, coletiva e social. Os resultados desta análise contribuem para (a) uma melhor compreensão das dimensões de gestão da carreira criativa, (b) a identificação de desafios para estudos sobre esse tema e (c) uma discussão de orientações para pesquisas futuras.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Roberto Guanabara Calasans, UFBA

Mestrando em Administração pelo Núcleo de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduado em Administração pela Faculdade Ruy Barbosa (BA) com MBA em Gestão Empresarial pela DeVry Brasil. Atuação em empresa de consultoria, com realização de trabalhos nas áreas de Planejamento Estratégico, Reestruturação Organizacional, Mapeamento e Redesenho de Processos, entre outros.

Eduardo Paes Barreto Davel, CIAGS/EA/Universidade Federal da Bahia

Professor na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia. Pesquisador do CIAGS - Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social (UFBA). Pós-doutorado em Administração pela Nova School of Business and Economics da Universidade Nova de Lisboa (Portugal). Ph.D. em Administração pela École des Hautes Études commerciales de Montreal (Canadá). Pesquisador visitante na Graduate Faculty of Political and Social Science da New School for Social Research (New York, EUA). Editor da RIGS - Revista Interdisciplinar de Gestão Social. Pesquisa e publica sobre empreendedorismo cultural, gestão do processo criativo, ensino, metodologia, aprendizagem, cultura e estética nas organizações.

Publicado

2020-06-12

Cómo citar

Calasans, R. G., & Davel, E. P. B. (2020). Gestão de Carreiras Criativas: Passado e Futuro da Pesquisa Acadêmica. Políticas Culturais Em Revista, 13(1), 113–134. https://doi.org/10.9771/pcr.v13i1.29415