Gestão de Carreiras Criativas: Passado e Futuro da Pesquisa Acadêmica
DOI:
https://doi.org/10.9771/pcr.v13i1.29415Resumen
Os estudos sobre gestão de carreiras evoluíram muito em conteúdo, métodos e teorias, mas o foco principal sempre foi na análise da carreira e não na sua gestão. A produção acadêmica em carreiras criativas ainda é discreta, fragmentada e ainda mais frágil em termos de gestão. Essa pesquisa buscou revisar e integrar a produção acadêmica sobre gestão de carreiras no contexto do trabalho criativo. Para isso, foi feita uma revisão das pesquisas acadêmicas publicadas, nacionalmente e internacionalmente, delimitando as principais teorias e dimensões. A análise do material pesquisado permitiu o desenvolvimento de quatro perspectivas para os estudos nesse campo: axiológica, tecnológica, coletiva e social. Os resultados desta análise contribuem para (a) uma melhor compreensão das dimensões de gestão da carreira criativa, (b) a identificação de desafios para estudos sobre esse tema e (c) uma discussão de orientações para pesquisas futuras.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2020-06-12
Cómo citar
Calasans, R. G., & Davel, E. P. B. (2020). Gestão de Carreiras Criativas: Passado e Futuro da Pesquisa Acadêmica. Políticas Culturais Em Revista, 13(1), 113–134. https://doi.org/10.9771/pcr.v13i1.29415
Número
Sección
Artigos
Licencia
A Políticas Culturais em Revista aplica a Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional para os trabalhos que publica. Esta licença foi desenvolvida para facilitar o acesso aberto - ou seja, o acesso livre, imediato, e a reutilização irrestrita de trabalhos originais de todos os tipos. Nossos autores mantêm os direitos autorais mas, sob essa licença, concordam em deixar os artigos legalmente disponíveis para reutilização, sem necessidade de permissão ou taxas, para praticamente qualquer finalidade. Qualquer pessoa pode copiar, distribuir ou reutilizar esses artigos, desde que o autor e a fonte original (Políticas Culturais em Revista) sejam devidamente citados.