Cotas de conteúdo brasileiro na TV paga: Censura ou Regulação de conteúdo?

Autores/as

  • Ana Heloiza Vita Pessotto Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.9771/pcr.v11i1.26722

Resumen

A aproximação entre os conceitos de censura e regulação de conteúdo gera, muitas vezes, confusões que dificultam o desenvolvimento e a aplicação de políticas afirmativas no âmbito da comunicação e da cultura. Este artigo apresenta e identifica como se caracterizam, neste cenário, as cotas de veiculação de conteúdo brasileiro impostas na Lei da TV paga. Baseia-se nos estudos brasileiros de políticas públicas, representados aqui por Pieranti (2008), Ramos (2005), Bolaño (2007). Formulam-se indicadores que caracterizam a distinção entre censura e regulação de conteúdo, partindo dos critérios descritos por Pieranti (2008) e da discussão do conceito de censura pautada por Ang (2003), Krug e Morgan (2010) e Hopkins (2008). O presente trabalho considera, após análise, as cotas como regulação de conteúdo.

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Biografía del autor/a

Ana Heloiza Vita Pessotto, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia, Faac, Unesp sob orientação do professor Dr. Juliano Maurício de Carvalho. Bolsista Capes. Pesquisadora membro do Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã. Mestre em Comunicação e bacharel em Radialismo pela Unesp. Pesquisadora na linha de gestão, políticas e narrativas audiovisuais. 

Publicado

2019-02-11

Cómo citar

Pessotto, A. H. V. (2019). Cotas de conteúdo brasileiro na TV paga: Censura ou Regulação de conteúdo?. Políticas Culturais Em Revista, 11(1), 122–144. https://doi.org/10.9771/pcr.v11i1.26722

Número

Sección

Dossiê - Censura e Políticas Culturais