Indústria cultural e educação patrimonial: reflexões ainda necessárias

Autores/as

  • Carolina Machado Saraiva de Albuquerque Maranhão Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP
  • Ingrid Anastácia Sousa Universidade Federal de Ouro Preto -UFOP

DOI:

https://doi.org/10.9771/pcr.v10i1.16797

Resumen

Os estudos sobre Indústria Cultural desde o surgimento das reflexões com Adorno e Horkheimer no livro Dialética do Esclarecimento, são relevantes não apenas por buscar compreender a sociedade, mas, principalmente, por gerar uma reflexão sobre a forma como a cultura vem sendo reconfigurada, de modo a perder sua aura crítica e de emancipação do sujeito, graças às intervenções capitalistas que buscam através desta, implicitamente ou não, gerar valor e atingir seus próprios interesses. Objetiva-se então, iniciar uma reflexão a fim de analisar a efetividade das relações concretas e dialéticas próprias às intervenções privadas no âmbito da educação patrimonial, que tem em sua essência formar indivíduos críticos e autônomos capazes de reconhecer o passado como formador da identidade individual e coletiva dos cidadãos, sob a perspectiva dos estudos críticos organizacionais.

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Biografía del autor/a

Ingrid Anastácia Sousa, Universidade Federal de Ouro Preto -UFOP

Bacharel em Administração, pela Universidade Federal de Ouro Preto. Pesquisadora do Observatório C.A.F.E - Observatório em Crítica, Formação e Ensino em Administração

Publicado

2017-12-22

Cómo citar

Maranhão, C. M. S. de A., & Sousa, I. A. (2017). Indústria cultural e educação patrimonial: reflexões ainda necessárias. Políticas Culturais Em Revista, 10(1), 261–282. https://doi.org/10.9771/pcr.v10i1.16797