A emergência da museologia social

Autores/as

  • Inês Gouveia Articuladora da Rede de Museologia Social do Rio de Janeiro. Doutoranda em Museologia e Patrimônio pelo Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (PPG-PMUS/UNIRIO-MAST)
  • Marcelle Pereira Professora de Museologia na Universidade Federal de Rondônia. Doutoranda em Sociomuseologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), Lisboa, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.9771/pcr.v9i2.16794

Resumen

O artigo trata da correspondência entre as políticas de cultura e a museologia social no Brasil. Situa essa perspectiva de museologia e contextualiza como a função social dos museus foi incorporada na elaboração de marcos políticos e legais, desde a Política Nacional de Museus em 2003. Destaca o Programa Pontos de Memória como uma ação concreta correspondente à museologia social, que oportuniza o desenvolvimento de redes. Insere nesse panorama a trajetória da Rede de Museologia Social do Rio de Janeiro e considera que a participação da sociedade civil foi um dos aspectos fundamentais para o desenvolvimento das políticas públicas nos últimos 13 anos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Inês Gouveia, Articuladora da Rede de Museologia Social do Rio de Janeiro. Doutoranda em Museologia e Patrimônio pelo Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (PPG-PMUS/UNIRIO-MAST)

Doutoranda em Museologia e Patrimônio, mestre em Memória Social e historiadora dedicada à relação entre o campo museológico e o campo político. Foi consultora do Programa Pontos de Memória (IBRAM/MinC) e desde 2013 é articuladora da Rede de Museologia Social do Rio de Janeiro.

Marcelle Pereira, Professora de Museologia na Universidade Federal de Rondônia. Doutoranda em Sociomuseologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), Lisboa, Portugal.

Professora de Museologia na Universidade Federal de Rondônia é Doutoranda em Sociomuseologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - ULHT em Lisboa Portugal; Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Museologia e Patrimônio da Universidade do Rio de Janeiro - UNIRIO PPG-PMUS e graduada em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Foi Diretora de Comunicação Social e Diretora Secretaria da Associação Brasileira de Museologia - ABM e Coordenou de 2009 a 2012 a área de Museologia Social e Educação do Departamento de Processos Museais do Instituto Brasileiro de Museus, autarquia do Ministério da Cultura, coordenando a implantação e execução das ações dos Programas Ponto de Memória e a Política Nacional de Educação Museal - PNEM. Tem experiência na área de políticas Públicas, Museologia e Museologia Social, com ênfase em Educação Museal. Tem atuado nos seguintes temas: museologia social, educação, memória social, desenvolvimento de redes e museus comunitários.

Publicado

2016-04-26

Cómo citar

Gouveia, I., & Pereira, M. (2016). A emergência da museologia social. Políticas Culturais Em Revista, 9(2), 726–745. https://doi.org/10.9771/pcr.v9i2.16794