PEQUENOS MUNDOS DE SENTIDO: AS REDES E A GESTÃO COMPARTILHADA NO CULTURA VIVA

Autores/as

  • Valéria Viana Labrea UnB
  • Leila Chalub Martins UnB

DOI:

https://doi.org/10.9771/1983-3717pcr.v7i2.12486

Resumen

Este estudo, a partir da escola francesa da Análise do Discurso, descreve diferentes efeitos de sentidos que os discursos sobre rede e gestão compartilhada produzem. As redes articuladas pelo Estado como estratégia de gestão compartilhada conformam redes híbridas, caracterizadas pela elisão do político, pela permeabilidade e por uma política do silêncio. As redes de cultura são híbridas porque discursivamente apresentam os valores contra-hegemônicos, mas estruturam-se de modo hierárquico, como as redes hegemônicas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Valéria Viana Labrea, UnB

Educadora, pesquisadora, consultora. Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (2014). Mestre em Educação e Gestão Ambiental pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (2009), especialista em Gestão Cultural pela Fundação Itaú Cultural/Universidade de Girona/Espanha (2012), especialista em Educação Ambiental pelo SENAC (2007), graduação em Letras - licenciatura plena em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Pesquiso os seguintes temas: educação, educação popular, metodologias participativas, políticas públicas, gestão cultural, políticas públicas de juventude, participação social, comunidades de aprendizagem. As principais publicações que organizei, bem como meus textos publicados, dissertação, tese e artigos estão disponíveis no SCRIBD https://pt.scribd.com/valeriavianalabrea.

Leila Chalub Martins, UnB

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília (1973), mestre em Antropologia pela Universidade de Brasília (1986) e doutora em Ciências Sociais - Antropologia pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Estagio pós-doutoral no Centre dAnalyse et d"Intervention Sociologiques - CADIS, da École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris, França(2011/2012). É professor associado da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Antropologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, sustentabilidade, complexidade,cultura e juventude. É coordenadora do Observatório da Juventude da UnB, do Núcleo de Estudos e Apoio às Licenciaturas e Coordenadora Geral do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa pela UnB.

Publicado

2014-01-21

Cómo citar

Labrea, V. V., & Martins, L. C. (2014). PEQUENOS MUNDOS DE SENTIDO: AS REDES E A GESTÃO COMPARTILHADA NO CULTURA VIVA. Políticas Culturais Em Revista, 7(2), 153–177. https://doi.org/10.9771/1983-3717pcr.v7i2.12486

Número

Sección

Dossiê - Programa Cultura Viva