Os sentidos da diversidade: políticas culturais e coletivos audiovisuais

Authors

DOI:

https://doi.org/10.9771/pcr.v14i2.43213

Keywords:

Diversidade, Coletivos audiovisuais, Economia política, Audiovisual brasileiro

Abstract

Este artigo busca compreender o deslocamento do sentido de diversidade ao longo da década de 2010 a partir das produções de coletivos audiovisuais que surgiram neste período. As ações culturais dessa década enfatizaram a diversidade cultural e tiveram como eixo o território audiovisual e a descentralização do fomento da área, uma vez que as transformações produziram novas narrativas e novos modos de compreender a diversidade, tanto em sentido local como global. Para este fim, olharemos dois processos de construção de coletivos e produções: os novos territórios de produção e, posteriormente, outros sentidos interseccionais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Thiago Siqueira Venanzoni, Universidade de São Paulo (USP) Centro Universitário FMU FIAM-FAAM

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) em ECA-USP, com bolsa Capes. Docente em audiovisual da FMU FIAM-FAAM.

References

A VISIONÁRIA Lab. [S. l.: s. n.], c2021. Disponível em: https://bityli.com/H4npS. Acesso em: 21 jan. 2021.

APPADURAI, A. Dimensões culturais da globalização. Lisboa: Teorema, 2009.

BRASIL. Lei nº 12.343, de 2 de dezembro de 2010. Institui o Plano Nacional de Cultura – PNC –, cria o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais – SNIIC – e dá outras providências. Diá Oficial da União, Brasília, DF, 3 dez. 2010.

CANDIDO, M. R.; FLOR, J.; FREITAS, J. B. Raça e gênero no cinema brasileiro: 1995-2018. GEMAA, Rio de Janeiro, n. 7, 2020. Disponível em: https://bityli.com/Iwuy6. Acesso em: 10 out. 2020.

COLETIVO DAFB.Coletivo de mulheres e pessoas transgênero do departamento de fotografia do cinema brasileirorio . [S.I], 2016. Facebook: coletivodafb. Disponível em: https://bityli.com/XIEQO. Acesso em: 21 jan. 2021.

COLETIVO GLEBA DO PESSÊGO. Coletivo gleba do pêssego. [S. l.], 2011. Facebook: coletivoglebadopessego. Disponível em: https://bityli.com/YXCWJ. Acesso em: 21 jan. 2021.

FRASER, N. Reconhecimento sem ética? Lua Nova, São Paulo, n. 70, p. 101-138, 2007. Disponível em: https://bityli.com/6H4YP. Acesso em: 5 ago. 2021.

FSA. Execução orçamentária e financeira. [S. l.]: Fundo Setorial do Audiovisual, [2020?]. Disponível em: https://bityli.com/bTsCT. Acesso em: 21 jan. 2021.

FUNCEB. Edital setorial do audiovisual 2019. Fundação Cultural do Estado da Bahia, Salvador, 2019. Disponível em: https://bityli.com/7JqPs. Acesso em: 10 out. 2020.

LOPES, D. Paisagens transculturais. In: FRANÇA, A.; LOPES, D. (org.). Cinema, globalização e interculturalidade. Chapecó: Argos, 2010. p. 91-110.

MARTÍN-BARBERO, J. Diversidade em convergência. MATRIZes, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 15-33, 2014. Disponível em: https://bityli.com/6AUdd. Acesso em: 5 ago. 2021.

MINISTÉRIO DA CULTURA. Plano nacional de cultura: diretrizes gerais. Brasília, DF: MinC, 2008. Disponível em: https://bityli.com/nPc9a. Acesso em: 10 out. 2020.

ORTIZ, Renato. Universalismo e diversidade: contradições da modernidade-mundo. São Paulo: Boitempo, 2015.

SÃO PAULO (Município). Lei nº 13.540, de 24 de março de 2003. Institui o programa para a valorização de iniciativas culturais – VAI – no âmbito da Secretaria Municipal de Cultura e dá outras providências. Diário Oficial da Cidade de São Paulo, São Paulo, SP, 25 mar. 2003.

PRETA PORTÊ FILMES: produções produções e interações culturais e interações culturais.Ê FILMES. PretRencaa portê filmes. São Paulo: Preta Portê Filmes, Disp20--onível em: https://bityli.com/zwWqE. Acesso em: 21 jan. 2021.

RENCA. Renca: produções e interações culturais. produções e interações culturais. [S .I.. [20--?]. Facebook: rencaproduções. Disponível em: https://bityli.com/IAvXf. Acesso em 21 jan. 2021.

SANTOS, B. S.; MENDES, J. M. (org.). Demodiversidade: imaginar novas possibilidades democráticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

SANTOS, M. Metamorfoses do espaço habitado: fundamentos teóricos e metodológicos da geografia. São Paulo: Edusp, 2014.

SAPATA FILMES. Sapata filmes. [S .I.], 2020. Insyagram: sapatafilmes. Disponível em: https://bityli.com/F5cYN. Acesso em: 21 jan. 2021.

UNESCO. Convenção sobre a proteção e promoção da diversidade das expressões culturais. In: CONFERÊNCIA GERAL DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA, 33., 2005, Paris. Anais […]. Paris: Unesco, 2005. Disponível em: https://bityli.com/k933M. Acesso em: 10 out. 2020.

VICENTE, E.; VENANZONI, T. S.; SOARES, R. L. Renato Ortiz: tecido da escrita, teia da memória. MATRIZes, São Paulo, v. 11, n. 3, p. 91-112, 2017. Disponível em: https://bityli.com/eDuaq. Acesso em: 5 ago. 2021.

Published

2021-10-05

How to Cite

Venanzoni, T. S. (2021). Os sentidos da diversidade: políticas culturais e coletivos audiovisuais. Políticas Culturais Em Revista, 14(2), 219–244. https://doi.org/10.9771/pcr.v14i2.43213