O Fundo da Questão: desafios institucionais do Fundo de Cultura do Estado da Bahia

Authors

  • Ernani Coelho Neto Universidade Federal da Bahia - Escola de Administração
  • Lízea Magnavita Maia

Abstract

O artigo discute o Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA). O objetivo do trabalho é analisar o FCBA frente à doutrina que rege os fundos especiais, considerando premissas legais e condições objetivas que recomendam a criação e emprego deste tipo de instrumento jurídico e contábil. A análise baseou-se em dados sobre a dimensão operacional-financeira do FCBA obtidos em relatórios financeiros, documentos oficiais e na comparação da atual legislação com a literatura especializada e a doutrina em relação aos fundos especiais. Conclui-se que alterações nos marcos legais e na sistemática de execução financeira seriam recomendáveis para ampliar as vantagens decorrentes da utilização do instrumento.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Ernani Coelho Neto, Universidade Federal da Bahia - Escola de Administração

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Bahia (1993), mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (1999) e doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2006). Foi Vice-Diretor da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, onde atua como professor e pesquisador. Atualmente é Vice-Coordenador do Mestrado Multidisciplinar em Desenvolvimento e Gestão Social e componente da linha de pesquisa de economia da cultura, gestão criativa e turismo. Experiência nas áreas de gestão da cultura, comunicação organizacional, negociação empresarial, indústria do lazer, entretenimento e planejamento do turismo. Faz parte do grupo de pesquisa Processos de Inovação e Aprendizagem em Políticas Públicas e Gestão Social. Atuou como gestor na administração pública e como executivo na iniciativa privada.

Published

2022-08-22

How to Cite

Coelho Neto, E., & Maia, L. M. (2022). O Fundo da Questão: desafios institucionais do Fundo de Cultura do Estado da Bahia. Políticas Culturais Em Revista, 15(1), 396–417. Retrieved from https://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/34570