O Fundo da Questão: desafios institucionais do Fundo de Cultura do Estado da Bahia

Autores

  • Ernani Coelho Neto Universidade Federal da Bahia - Escola de Administração
  • Lízea Magnavita Maia

Resumo

O artigo discute o Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA). O objetivo do trabalho é analisar o FCBA frente à doutrina que rege os fundos especiais, considerando premissas legais e condições objetivas que recomendam a criação e emprego deste tipo de instrumento jurídico e contábil. A análise baseou-se em dados sobre a dimensão operacional-financeira do FCBA obtidos em relatórios financeiros, documentos oficiais e na comparação da atual legislação com a literatura especializada e a doutrina em relação aos fundos especiais. Conclui-se que alterações nos marcos legais e na sistemática de execução financeira seriam recomendáveis para ampliar as vantagens decorrentes da utilização do instrumento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ernani Coelho Neto, Universidade Federal da Bahia - Escola de Administração

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Bahia (1993), mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (1999) e doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2006). Foi Vice-Diretor da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, onde atua como professor e pesquisador. Atualmente é Vice-Coordenador do Mestrado Multidisciplinar em Desenvolvimento e Gestão Social e componente da linha de pesquisa de economia da cultura, gestão criativa e turismo. Experiência nas áreas de gestão da cultura, comunicação organizacional, negociação empresarial, indústria do lazer, entretenimento e planejamento do turismo. Faz parte do grupo de pesquisa Processos de Inovação e Aprendizagem em Políticas Públicas e Gestão Social. Atuou como gestor na administração pública e como executivo na iniciativa privada.

Downloads

Publicado

2022-08-22

Como Citar

Coelho Neto, E., & Maia, L. M. (2022). O Fundo da Questão: desafios institucionais do Fundo de Cultura do Estado da Bahia. Políticas Culturais Em Revista, 15(1), 396–417. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/34570