Políticas Culturais no Brasil: O Edital Circula Minas e o Soft Power mineiro

Authors

  • Thiago Rodrigues Tavares Universidade Federal de juiz de Fora
  • Vanessa Gomes de Castro Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.9771/pcr.v13i1.32676

Abstract

O presente artigo visa refletir sobre as políticas públicas culturais, pelo viés do soft power, termo cunhado por Joseph Samuel Nye Jr., no intuito de definir a capacidade de influenciar os outros a fazer o que se deseja pela atração, ao invés da coerção, “poder brando”. Nesse sentido, a identidade cultural é um dos elemento que compõem o poder brando de um país, uma vez que o soft power possibilita a utilização da produção cultural enquanto elemento de diplomacia e fomento de boas relações externas. Desse modo, será analisado o edital Circula Minas, programa de intercâmbio promovido pelo governo de Minas Gerais, por intermédio da Secretaria de Estado de Cultura, do ano de 2018. Esse edital de fomento a cultura proporciona o estreitamento das relações intencionais, a troca de experiências e a difusão da cultura mineira em diversas áreas.

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Published

2020-06-12

How to Cite

Tavares, T. R., & Castro, V. G. de. (2020). Políticas Culturais no Brasil: O Edital Circula Minas e o Soft Power mineiro. Políticas Culturais Em Revista, 13(1), 135–153. https://doi.org/10.9771/pcr.v13i1.32676