Juventudes e apropriações urbanas em uma leitura polissêmica: reflexões acerca da categoria “Juventudes” a partir de um estudo de caso sobre lan houses em favelas cariocas

Authors

  • Pâmella Santos dos Passos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. (IFRJ)
  • Ana Lucia Silva Enne Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades (PPCULT/UFF)

DOI:

https://doi.org/10.9771/pcr.v11i2.28284

Abstract

Pensar a cidade a partir das juventudes implica, a nosso ver, em primeiro plano problematizar tal conceito para só então pensar efetivamente na cidade sob a ótica juvenil. Nesse sentido, nas breves páginas que temos, optamos por primeiramente apresentar nosso entendimento acerca da categoria “juventudes”, em especial no contexto carioca atual, para em seguida, a partir de uma pesquisa realizada em lan houses de duas favelas cariocas: Acari e Santa Marta, problematizar o papel das políticas públicas para um segmento dentre essas múltiplas possibilidades de juventude.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Pâmella Santos dos Passos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. (IFRJ)

Professora do quadro efetivo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Com estágio de Pós Doutorado pelo Programa de Pós graduação em Antropologia Social/ Museu Nacional/ Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense, mestre em História, área de concentração História Política, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(2008) e graduada em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(2006), Possui experiência na área de História e Ensino de História, com ênfase em História do Brasil República, Novas Tecnologias, Cultura Popular e Favelas Cariocas, desenvolvendo principalmente os seguintes temas: História do Tempo Presente, História Política, Indústria Cultural, Anticomunismo, Análise do Discurso Cultura Popular e Políticas Públicas.Atualmente desenvolve pesquisa sobre o lugar da História do Ensino Médio e Técnico.

Ana Lucia Silva Enne, Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades (PPCULT/UFF)

possui Graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988), Mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e Doutorado em Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Foi bolsista de pós-doutorado PRODOC CAPES no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFF de 2003 a 2005, PPG em que atuou como membro permanente de 2006 a 2013, orientando mestrado e doutorado. Desde 2006 é professora da Universidade Federal Fluminense/UFF, onde atualmente é docente Associada do Departamento de Estudos Culturais e Mídia e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades (PPCULT). Coordena o LAMI (Laboratório de Mídia e Identidade), em parceria com o professor Marildo Nercolini, e o GRECOS (Grupo de Estudos sobre Comunicação, Cultura e Sociedade). É coordenadora da Pós-graduação em Cultura e Territorialidades (PPCULT) desde 2017. Foi vice-coordenadora do PPCULT (2013-2017) e foi vice-coordenadora do curso de graduação em Estudos de Mídia (2009-2013). É membro do Laboratório de Pesquisas em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento (LACED). Tem experiência na área de cultura e comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade, mídia, memória, Baixada Fluminense, cultura popular, mediações, política, consumo, juventude, fluxos narrativos e mobilização social. Contemplada no edital Jovem Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ em 2009.

 

Published

2019-09-23

How to Cite

dos Passos, P. S., & Enne, A. L. S. (2019). Juventudes e apropriações urbanas em uma leitura polissêmica: reflexões acerca da categoria “Juventudes” a partir de um estudo de caso sobre lan houses em favelas cariocas. Políticas Culturais Em Revista, 11(2), 123–145. https://doi.org/10.9771/pcr.v11i2.28284

Issue

Section

Dossiê - Políticas Culturais e Juventudes