Ensino da arte no limiar da censura: uma defesa da autonomia da educação estética em Vigotski
DOI:
https://doi.org/10.9771/pcr.v11i1.26503Abstract
Este artigo parte da obra “A Educação Estética” de Vigotski para analisar uma experiência de formação continuada de professores em agosto de 2017 na qual surgiu a questão da censura sugerida por professores à mediação educativa da exposição de gravuras “Lasar Segall, Poesia da Linha e do Corte”, no SESC/Bauru. Apresenta-se as premissas fundamentais da educação estética para Vigotski, descreve-se o cenário de sistemática censura à literatura na Rússia/URSS, para então discorrer sobre o episódio de censura aos temas da prostituição e nudez na exposição de Segall, localizando-o no recente cenário de criminalização da arte no Brasil. Vigotski aponta para a premissa polissêmica da arte, ressaltando a percepção estética como ativa e criativa, salvaguardando a autonomia da educação estética e recusando qualquer subordinação à moral.
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