Origem e evolução das políticas culturais para jogos digitais no Brasil

Autores/as

  • Pedro Santoro Zambon Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Juliano Maurício de Carvalho Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

DOI:

https://doi.org/10.9771/pcr.v10i1.18226

Resumen

Apesar de em sua origem terem sido abordados apenas como software, os jogos digitais foram se consolidando enquanto produto cultural e criativo, ganhando status de audiovisual interativo. Após trilharam um longo caminho no setor tecnológico, as políticas públicas para games começaram a encontrar seu espaço dentro do Ministério da Cultura em 2004, quando a nova abordagem de gestão cultural iniciada pelo ministro Gilberto Gil reformula a formulação de políticas. Com uma descrição histórica e com base em relatos, documentos e entrevistas, este artigo tem como objetivo abordar esta evolução, elaborando um panorama e trajetória de como estas políticas se estabeleceram e consolidaram até seu estágio atual.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Pedro Santoro Zambon, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Discente do doutorado em Comunicação da Unesp, Mestre em Comunicação e bacharel em Jornalismo pela mesma instituição. É membro do Lecotec (Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã).

Juliano Maurício de Carvalho, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia, docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Midiática e do Curso de Jornalismo, líder do Lecotec (Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã) da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp). Pós-doutorado em Digitalização e Indústrias Criativas (Universidade de Sevilha, Espanha) e Televisão Digital na Europa (Universidade Carlos III de Madri, Espanha), doutor em Comunicação Social (Umesp), mestre em Ciência Política (Unicamp) e bacharel em Jornalismo (PUC-Campinas).

Publicado

2017-12-22

Cómo citar

Zambon, P. S., & Carvalho, J. M. de. (2017). Origem e evolução das políticas culturais para jogos digitais no Brasil. Políticas Culturais Em Revista, 10(1), 237–260. https://doi.org/10.9771/pcr.v10i1.18226