Fazedores de cultura ou empreendedores culturais? Precariedade e desigualdade nas ações públicas de estímulo à cultura.
DOI:
https://doi.org/10.9771/pcr.v9i2.17782Abstract
O artigo tem como objetivo estabelecer uma tipologia do chamado empreendedorismo cultural no Brasil contemporâneo. Além de estabelecer quatro tipos-ideais (por necessidade, disposição, opção e vocação), apontamos o contexto mais amplo de surgimento da figura do empreendedor cultural, com atenção às especificidades da situação brasileira, e identificamos algumas ações governamentais de fomento e apoio ao empreendedorismo cultural, relacionando-as com os tipos propostos. A análise de tais relações indicou a existência de mecanismos de concentração de recursos públicos pelos agentes que já concentram capitais econômico, social, cultural e político.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2016-04-26
How to Cite
Michetti, M., & Burgos, F. (2016). Fazedores de cultura ou empreendedores culturais? Precariedade e desigualdade nas ações públicas de estímulo à cultura. Políticas Culturais Em Revista, 9(2), 582–604. https://doi.org/10.9771/pcr.v9i2.17782
Issue
Section
Dossiê - Empreendedorismo e políticas culturais no Brasil contemporâneo
License
The Políticas Culturais em Revista applies the Creative Commons Attribution-Non-Commercial 4.0 International License to the works it publishes. This license is designed to facilitate open access - that is, free, immediate access, and unrestricted reuse of original works of all kinds. Our authors retain the copyright but under this license agree to make articles legally available for reuse, without permission or fees, for virtually any purpose. Anyone can copy, distribute or reuse these items, provided that the author and the original source (Políticas Culturais em Revista) are properly cited.