O discurso do empreendedor cultural e seus reflexos na cena alternativa da cidade de Pelotas (RS)

Autores/as

  • Matheus Islabão Martins Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Larissa Ferreira Tavares Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Marcio Silva Rodrigues Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

DOI:

https://doi.org/10.9771/pcr.v9i1.16658

Resumen

A recente alteração na definição do papel do Estado, intimamente relacionada com a emergência do discurso neoliberal, faz surgir novas configurações políticas, econômicas e sociais. Nesse cenário, surge a figura do empreendedor cultural, um indivíduo que deve ser capaz de encontrar equilíbrio entre suas aspirações pessoais e as demandas mercadológicas. Desta forma, o objetivo deste estudo é verificar como os artistas e atores da cena alternativa pelotense percebem os impactos causados pelo discurso acerca do empreendedorismo no processo de produção cultural. Esta pesquisa qualitativa ouviu sete atores culturais, de diferentes segmentos, utilizando-se de entrevistas semiestruturadas. A partir da análise, é possível observar que grande parte dos atores culturais percebem as influências do discurso empreendedor, apesar de entenderem que este não afeta de maneira significativa seu trabalho.

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Publicado

2016-01-16

Cómo citar

Martins, M. I., Tavares, L. F., & Rodrigues, M. S. (2016). O discurso do empreendedor cultural e seus reflexos na cena alternativa da cidade de Pelotas (RS). Políticas Culturais Em Revista, 9(1), 210–243. https://doi.org/10.9771/pcr.v9i1.16658

Número

Sección

Dossiê - Organização, Política e Cultura