O discurso do empreendedor cultural e seus reflexos na cena alternativa da cidade de Pelotas (RS)

Authors

  • Matheus Islabão Martins Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Larissa Ferreira Tavares Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Marcio Silva Rodrigues Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

DOI:

https://doi.org/10.9771/pcr.v9i1.16658

Abstract

A recente alteração na definição do papel do Estado, intimamente relacionada com a emergência do discurso neoliberal, faz surgir novas configurações políticas, econômicas e sociais. Nesse cenário, surge a figura do empreendedor cultural, um indivíduo que deve ser capaz de encontrar equilíbrio entre suas aspirações pessoais e as demandas mercadológicas. Desta forma, o objetivo deste estudo é verificar como os artistas e atores da cena alternativa pelotense percebem os impactos causados pelo discurso acerca do empreendedorismo no processo de produção cultural. Esta pesquisa qualitativa ouviu sete atores culturais, de diferentes segmentos, utilizando-se de entrevistas semiestruturadas. A partir da análise, é possível observar que grande parte dos atores culturais percebem as influências do discurso empreendedor, apesar de entenderem que este não afeta de maneira significativa seu trabalho.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2016-01-16

How to Cite

Martins, M. I., Tavares, L. F., & Rodrigues, M. S. (2016). O discurso do empreendedor cultural e seus reflexos na cena alternativa da cidade de Pelotas (RS). Políticas Culturais Em Revista, 9(1), 210–243. https://doi.org/10.9771/pcr.v9i1.16658

Issue

Section

Dossiê - Organização, Política e Cultura