Políticas culturais e narrativas de reconstrução social em São Luiz do Paraitinga, SP

Autores

  • Rodrigo Manoel Dias da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.9771/1983-3717pcr.v5i1.6177

Resumo

O presente artigo discute os objetivos e os novos interesses sociais presentes nas políticas culturais implementadas nas cidades brasileiras. Enquanto campo de referências teóricas, a análise realizada aproxima-se das interrogativas pragmáticas de John Dewey, ao problematizar se estas políticas podem contribuir para a reconstrução das urbanidades. Metodologicamente, o autor optou pela realização de três estratégias: uma revisão dos nexos de sentido sociológico que se tecem na tríade cidades, culturas e técnicas de vida; uma aproximação empírica para reconhecer as formas e os conteúdos das políticas culturais brasileiras, em um contexto municipal selecionado; a apresentação de um relato etnográfico, como recurso heurístico, para a descrição das narrativas de reconstrução social em São Luiz do Paraitinga, São Paulo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Manoel Dias da Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul

Professor de Sociologia e Política na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim. Doutor em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Pesquisador vinculado ao Laboratório de Políticas Culturais e Ambientais: gestão e inovação, PPG Ciências Sociais/Unisinos/CAPES.

Downloads

Publicado

2012-10-08

Como Citar

Dias da Silva, R. M. (2012). Políticas culturais e narrativas de reconstrução social em São Luiz do Paraitinga, SP. Políticas Culturais Em Revista, 5(1), 126–141. https://doi.org/10.9771/1983-3717pcr.v5i1.6177

Edição

Seção

Artigos