Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital

Autores

  • Patricia Bandeira de Melo Fundação Joaquim Nabuco

DOI:

https://doi.org/10.9771/1983-3717pcr.v4i2.5596

Resumo

O objetivo deste artigo é propor uma reflexão sobre a mídia contemporânea – na atualidade totalmente integrada com a internet – e sugerir novas práticas e formas de ofertar produtos e narrativas na perspectiva do consumidor inserido numa sociedade capitalista de informação e consumo. A ideia é de trazer ao debate as políticas públicas de comunicação a partir de três aspectos: produção de conteúdo, meios de distribuição e cidadania. Neste sentido, vamos refletir sobre a diversidade cultural, a vulnerabilidade dos consumidores da mídia e formas de acesso à informação diversificada. PALAVRAS-CHAVE: Mídia. Informação. Consumo. Cidadania. Communication: creating means for rights and citizenship in the digital era ABSTRACT: The aim of this paper is to propose a reflection on the contemporary media - currently fully integrated with the Internet - and suggest new practices and ways of offering products and narratives from a consumer perspective embedded in a capitalist society of information and consumerism. The idea is to discuss the public policy communication from three aspects: content production, distribution ways and citizenship. In this sense, we will reflect on cultural diversity, the vulnerability of consumers of media and forms of access to diverse information. KEYWORDS: Media, information, consumption, citizenship.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-01-09

Como Citar

Melo, P. B. de. (2012). Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital. Políticas Culturais Em Revista, 4(2). https://doi.org/10.9771/1983-3717pcr.v4i2.5596

Edição

Seção

Dossiê - Cultura e Comunicação