O cenário da alimentação kaingang na conjuntura político-educacional paranaense
um olhar para a realidade sob a ótica da totalidade
DOI:
https://doi.org/10.9771/pcr.v16i2.52832Palavras-chave:
Cenário, Alimentação kaingang, Conjuntura, Política educacionalResumo
Esse artigo apresenta o cenário da alimentação kaingang em meio à conjuntura político-educacional indígena paranaense. Como linha metodológica, foram analisados diferentes fatos, acontecimentos, atores, cenários, relações de força e de articulação entre a estrutura e a conjuntura, do mesmo modo como propõe Herbert José de Souza (2009), mostrando que essas categorias são basilares para se compreender a representação da vida em sua totalidade. Assim, foi constatado a existência de um cenário de inviabilidades, um palco de luta cujas relações de forças existentes são de domínio e de confronto, mostrando de modo amplo uma conjuntura que se fundamenta num pensamento hegemônico e ocidentalizado, na integração dos indígenas, na descaracterização cultural e na eliminação de saberes outros.
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