Protocolos de reabertura em Salvador e direito à cidade: cidade produto, espaços culturais e ética da proximidade

Autores

  • Gustavo Falabella Rocha Programa de pós-graduação Cultura e Sociedade - IHAC/UFBA
  • Isabela Fernanda Azevedo Silveira Programa de pós-graduação Cultura e Sociedade - IHAC/UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/pcr.v14i1.42584

Resumo

No processo de retomada da vida social, em tempos de pandemia do novo Coronavírus, o poder público municipal de Salvador estabeleceu protocolos em três fases distintas, baseados nas ocupações de seus leitos hospitalares e UTIs. Os protocolos, conforme discutiremos, demonstram uma projeção de cidade produto, calcada no consumo individual e não no direito à cidade, como teoriza Henri Lefebvre. Além disso, os protocolos se mostram ineficientes para atender espaços culturais alternativos da cidade e suas especificidades. Sem a possibilidade de encontrar o público presencialmente, destacamos a prática da Casa Preta e o Acervo da Laje, dois espaços culturais em Salvador, que investem em aproximações virtuais com os espectadores. Por fim, argumentamos que a vocação pública destes espaços fica evidenciada por uma ética da proximidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Falabella Rocha, Programa de pós-graduação Cultura e Sociedade - IHAC/UFBA

Sou formado em Jornalismo, atuo como artista de teatro e integrante da Zona de Arte da Periferia, ZAP 18, de Belo Horizonte, desde 2002. Fiz mestrado na Escola de Belas, da UFMG. Minha pesquisa estuda as relações lugares da cultura com seu público em territórios periféricos, em Belo Horizonte e Salvador. Portanto: comunicação, artes da presença (cênicas), arquitetura e geografia.

Isabela Fernanda Azevedo Silveira, Programa de pós-graduação Cultura e Sociedade - IHAC/UFBA

Atriz, gestora, professoa e pesquisadora das relações sociais e históricas das infâncias. Doutoranda do Programa de Pós Graduação Multidisciplinar em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Downloads

Publicado

2021-03-18

Como Citar

Rocha, G. F., & Silveira, I. F. A. (2021). Protocolos de reabertura em Salvador e direito à cidade: cidade produto, espaços culturais e ética da proximidade. Políticas Culturais Em Revista, 14(1), 266–289. https://doi.org/10.9771/pcr.v14i1.42584

Edição

Seção

Dossiê - Política cultural em tempos de pandemia