A importância da competência intercultural para a gestão da diversidade e da diferença cultural em equipes globais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/pcr.v14i1.37807

Resumo

Estudos sobre o impacto e a gestão da diversidade e da diferença cultural presente em equipes globais em empresas e organizações internacionais ainda são discretos, apesar de modelos teóricos sobre o tema serem frequentemente publicados. Esta pesquisa qualitativa, descritiva de cunho interpretativista buscou, através da aplicação de um questionário a dois (2) trabalhadores que compõem uma equipe global em uma organização internacional, contribuir para este campo de estudos, ao verificar se e quais aspectos da Competência Intercultural (CI) estão presentes na compreensão do trabalho em equipes globais destes indivíduos. As discussões e análises mostram que as diferenças linguísticas e culturais influenciam grandemente o trabalho de equipes globais e que o desenvolvimento de aspectos que compõem a CI é indispensável para a obtenção dos melhores resultados.

 

Palavras-chave: Equipes globais. Organizações internacionais. Diversidade e Diferença cultural. Competência intercultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiany Pertel Sabaini Dalben, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2016), Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2008), Especialista em Ensino de língua inglesa pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2004), Graduada em Letras Português/Inglês pela Faculdade Castelo Branco (2002). Professora Adjunta de língua inglesa vinculada ao Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) desde 2009, Coordenadora do Curso de Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais - UESC. Tem experiência na área de Letras/Inglês com ênfase em Tradução, Ensino-Aprendizagem de língua inglesa e Interculturalidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Tradução sob uma perspectiva desconstrutivista; Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa; Interculturalidade; Formação de professores; Conscientização e Responsabilidade ética do professor; Inglês para fins específicos (ESP); Negociações Internacionais.

Gabriela Trojan Nabuco, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduada em Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais pela Universidade Estadual de Santa Cruz.

Downloads

Publicado

2021-03-18

Como Citar

Pertel Sabaini Dalben, T., & Trojan Nabuco, G. (2021). A importância da competência intercultural para a gestão da diversidade e da diferença cultural em equipes globais. Políticas Culturais Em Revista, 14(1), 314–333. https://doi.org/10.9771/pcr.v14i1.37807