A Manifesta como um experimento de participação social

Autores

  • Viviane Cristina Pinto
  • Cayo Honorato Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.9771/pcr.v12i2.32514

Resumo

Este artigo aborda reflexivamente a experiência da Manifesta, mostra cultural da 3ª Conferência Nacional de Juventude (2015), que procurou reconhecer e valorizar o que os jovens estavam produzindo em termos de práticas culturais e conhecimentos científicos. O método adotado para o desenvolvimento da mostra buscou ampliar e aprofundar a participação da juventude brasileira no processo democrático. No atual contexto de ruptura com as conquistas democráticas, em que tal experiência não está mais no horizonte de possibilidades, parece-nos fundamental refletir sobre o que podemos aprender com ela. Para tanto, apresentamos as ideias norteadoras da Manifesta, sua metodologia e etapas de desenvolvimento, os desafios de sua organização, assim como alguns de seus desdobramentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Cristina Pinto

Mestre em Estudos Culturais (2015) pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP); Especialista em Gestão Cultural (2011) pelo Centro de Estudos Latino Americano sobre Cultura e Comunicação (CELACC/USP); Graduada em Administração Pública (2007) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Tem pesquisa e atuação em: políticas culturais, mediação cultural, produção e gestão cultural e políticas públicas para a cultura do campo.

Cayo Honorato, Universidade de Brasília (UnB)

Professor adjunto no Departamento de Artes Visuais (VIS) da Universidade de Brasília (UnB), na área de História e Teoria da Educação em Artes Visuais, com pesquisa sobre a atuação dos públicos e a mediação cultural; as relações entre arte, educação e política. Doutor em Educação pela FE/USP. Integra a rede Another Roadmap for Arts Education desde 2015. É pesquisador associado do Centre for the Study of the Networked Image (CSNI) da London South Bank University (LSBU), Reino Unido, desde 2018, onde atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutorado.

Downloads

Publicado

2019-12-13

Como Citar

Pinto, V. C., & Honorato, C. (2019). A Manifesta como um experimento de participação social. Políticas Culturais Em Revista, 12(2), 87–108. https://doi.org/10.9771/pcr.v12i2.32514

Edição

Seção

Dossiê - Políticas Culturais e Democracia