Transformação política por meio de narrativas juvenis nos fragmentos da “Praia da Estação”

Autores

  • Milene Migliano Gonzaga Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/pcr.v11i2.28309

Resumo

Apresento aqui alguns temas em desenvolvimento depois da investigação do doutorado, na qual fiz uma etnografia digital sobre uma experiência urbana de contestação juvenil pelo espaço público -  a Praia  da Estação – em Belo Horizonte, Brasil. Depois da publicação de um decreto municipal, em dezembro de 2009, proibindo a realização de eventos de qualquer natureza na Praça da Estação, de centralidade geográfica e simbólica na cidade, na capital planejada, houve uma convocatória em um blog anônimo para uma reunião que objetivava a reversão do abuso autoritário, e que ocasionou encontros, dissensos e a produção da praia na praça recém revitalizada. Entre as transformações da cidade com a participação política da juventude praieira, destacamos até participação na política eleitoral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milene Migliano Gonzaga, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Professora do Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB. Doutora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal da Bahia, integra o grupo de pesquisa Laboratório Urbano na UFBA, Laboratoire Architecture/Anthropologie na ENSA/Paris La Villete. Tem a sua pesquisa de tese financiada no Brasil pela FAPESB e na França pelo PSDE/CAPES. Mestrado em Comunicação e Sociabilidade Contemporânea e graduação em jornalismo pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG. Foi professora temporária na UFOP em 2012, é jornalista, fotógrafa e produtora, pesquisa as práticas de escrita da cidade, os movimentos de resistência criativa urbana e as relações entre imagem, internet e a política inventiva do cotidiano.

Downloads

Publicado

2019-09-23

Como Citar

Gonzaga, M. M. (2019). Transformação política por meio de narrativas juvenis nos fragmentos da “Praia da Estação”. Políticas Culturais Em Revista, 11(2), 168–189. https://doi.org/10.9771/pcr.v11i2.28309

Edição

Seção

Dossiê - Políticas Culturais e Juventudes