Juventudes e apropriações urbanas em uma leitura polissêmica: reflexões acerca da categoria “Juventudes” a partir de um estudo de caso sobre lan houses em favelas cariocas

Autores

  • Pâmella Santos dos Passos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. (IFRJ)
  • Ana Lucia Silva Enne Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades (PPCULT/UFF)

DOI:

https://doi.org/10.9771/pcr.v11i2.28284

Resumo

Pensar a cidade a partir das juventudes implica, a nosso ver, em primeiro plano problematizar tal conceito para só então pensar efetivamente na cidade sob a ótica juvenil. Nesse sentido, nas breves páginas que temos, optamos por primeiramente apresentar nosso entendimento acerca da categoria “juventudes”, em especial no contexto carioca atual, para em seguida, a partir de uma pesquisa realizada em lan houses de duas favelas cariocas: Acari e Santa Marta, problematizar o papel das políticas públicas para um segmento dentre essas múltiplas possibilidades de juventude.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pâmella Santos dos Passos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. (IFRJ)

Professora do quadro efetivo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Com estágio de Pós Doutorado pelo Programa de Pós graduação em Antropologia Social/ Museu Nacional/ Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense, mestre em História, área de concentração História Política, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(2008) e graduada em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(2006), Possui experiência na área de História e Ensino de História, com ênfase em História do Brasil República, Novas Tecnologias, Cultura Popular e Favelas Cariocas, desenvolvendo principalmente os seguintes temas: História do Tempo Presente, História Política, Indústria Cultural, Anticomunismo, Análise do Discurso Cultura Popular e Políticas Públicas.Atualmente desenvolve pesquisa sobre o lugar da História do Ensino Médio e Técnico.

Ana Lucia Silva Enne, Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades (PPCULT/UFF)

possui Graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988), Mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e Doutorado em Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Foi bolsista de pós-doutorado PRODOC CAPES no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFF de 2003 a 2005, PPG em que atuou como membro permanente de 2006 a 2013, orientando mestrado e doutorado. Desde 2006 é professora da Universidade Federal Fluminense/UFF, onde atualmente é docente Associada do Departamento de Estudos Culturais e Mídia e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades (PPCULT). Coordena o LAMI (Laboratório de Mídia e Identidade), em parceria com o professor Marildo Nercolini, e o GRECOS (Grupo de Estudos sobre Comunicação, Cultura e Sociedade). É coordenadora da Pós-graduação em Cultura e Territorialidades (PPCULT) desde 2017. Foi vice-coordenadora do PPCULT (2013-2017) e foi vice-coordenadora do curso de graduação em Estudos de Mídia (2009-2013). É membro do Laboratório de Pesquisas em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento (LACED). Tem experiência na área de cultura e comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade, mídia, memória, Baixada Fluminense, cultura popular, mediações, política, consumo, juventude, fluxos narrativos e mobilização social. Contemplada no edital Jovem Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ em 2009.

 

Downloads

Publicado

2019-09-23

Como Citar

dos Passos, P. S., & Enne, A. L. S. (2019). Juventudes e apropriações urbanas em uma leitura polissêmica: reflexões acerca da categoria “Juventudes” a partir de um estudo de caso sobre lan houses em favelas cariocas. Políticas Culturais Em Revista, 11(2), 123–145. https://doi.org/10.9771/pcr.v11i2.28284

Edição

Seção

Dossiê - Políticas Culturais e Juventudes