Ensino da arte no limiar da censura: uma defesa da autonomia da educação estética em Vigotski

Autores

  • Luana Maribele Wedekin Universidade Estadual "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Campus de Bauru

DOI:

https://doi.org/10.9771/pcr.v11i1.26503

Resumo

Este artigo parte da obra “A Educação Estética” de Vigotski para analisar uma experiência de formação continuada de professores em agosto de 2017 na qual surgiu a questão da censura sugerida por professores à mediação educativa da exposição de gravuras “Lasar Segall, Poesia da Linha e do Corte”, no SESC/Bauru. Apresenta-se as premissas fundamentais da educação estética para Vigotski, descreve-se o cenário de sistemática censura à literatura na Rússia/URSS, para então discorrer sobre o episódio de censura aos temas da prostituição e nudez na exposição de Segall, localizando-o no recente cenário de criminalização da arte no Brasil. Vigotski aponta para a premissa polissêmica da arte, ressaltando a percepção estética como ativa e criativa, salvaguardando a autonomia da educação estética e recusando qualquer subordinação à moral.

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Biografia do Autor

Luana Maribele Wedekin, Universidade Estadual "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Campus de Bauru

Professora assistente doutora no Departamento de Artes e Representação Gráfica da Faculdade de Arquitetura, Arte e Comunicação da UNESP - Campus de Bauru

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Publicado

2019-02-11

Como Citar

Wedekin, L. M. (2019). Ensino da arte no limiar da censura: uma defesa da autonomia da educação estética em Vigotski. Políticas Culturais Em Revista, 11(1), 145–167. https://doi.org/10.9771/pcr.v11i1.26503

Edição

Seção

Dossiê - Censura e Políticas Culturais