Aspectos de uma Política Pública para Museus no Brasil

Autores

  • Andréa Dias Vial Departamento dos Museus Municipais de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.9771/pcr.v10i2.24478

Resumo

O artigo discute aspectos fundamentais da operação de um museu que devem, necessariamente, ser considerados no momento da elaboração de políticas públicas e/ou planos setoriais de museus. Trata de alguns pontos a serem considerados, iniciando pela definição de museu, dos seus objetivos, qual a lógica da sua operação, as relações internas entre os setores do museu, buscando ostrar por meio das atividades cotidianas, a relação com os eixos apontados na Política Nacional de Museus, no Estatuto de Museus e no Plano Setorial Nacional de Museus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Dias Vial, Departamento dos Museus Municipais de São Paulo

Historiadora, Especialista em Museologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, Mestre e Doutora em História Social pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Profissionalmente tenho trabalhado na área de História e Patrimônio Cultural, com ênfase em Museologia, atuando em diferentes museus, arquivos e instituições culturais de São Paulo.

Downloads

Publicado

2018-06-22

Como Citar

Vial, A. D. (2018). Aspectos de uma Política Pública para Museus no Brasil. Políticas Culturais Em Revista, 10(2), 167–187. https://doi.org/10.9771/pcr.v10i2.24478

Edição

Seção

Dossiê - Políticas Culturais para as Artes