Origem e evolução das políticas culturais para jogos digitais no Brasil

Autores

  • Pedro Santoro Zambon Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Juliano Maurício de Carvalho Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

DOI:

https://doi.org/10.9771/pcr.v10i1.18226

Resumo

Apesar de em sua origem terem sido abordados apenas como software, os jogos digitais foram se consolidando enquanto produto cultural e criativo, ganhando status de audiovisual interativo. Após trilharam um longo caminho no setor tecnológico, as políticas públicas para games começaram a encontrar seu espaço dentro do Ministério da Cultura em 2004, quando a nova abordagem de gestão cultural iniciada pelo ministro Gilberto Gil reformula a formulação de políticas. Com uma descrição histórica e com base em relatos, documentos e entrevistas, este artigo tem como objetivo abordar esta evolução, elaborando um panorama e trajetória de como estas políticas se estabeleceram e consolidaram até seu estágio atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Santoro Zambon, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Discente do doutorado em Comunicação da Unesp, Mestre em Comunicação e bacharel em Jornalismo pela mesma instituição. É membro do Lecotec (Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã).

Juliano Maurício de Carvalho, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia, docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Midiática e do Curso de Jornalismo, líder do Lecotec (Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã) da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp). Pós-doutorado em Digitalização e Indústrias Criativas (Universidade de Sevilha, Espanha) e Televisão Digital na Europa (Universidade Carlos III de Madri, Espanha), doutor em Comunicação Social (Umesp), mestre em Ciência Política (Unicamp) e bacharel em Jornalismo (PUC-Campinas).

Downloads

Publicado

2017-12-22

Como Citar

Zambon, P. S., & Carvalho, J. M. de. (2017). Origem e evolução das políticas culturais para jogos digitais no Brasil. Políticas Culturais Em Revista, 10(1), 237–260. https://doi.org/10.9771/pcr.v10i1.18226