As políticas de estímulo ao empreendedorismo cultural no Brasil: o SEBRAE como um agente estatal de mercado.

Autores

  • Elder Patrick Alves Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

DOI:

https://doi.org/10.9771/pcr.v9i2.17614

Resumo

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) tem executado uma série de ações de estímulo ao empreendedorismo cultural. O SEBRAE é uma entidade privada sem fins lucrativos e de interesse público, com fortes vínculos jurídicos, financeiros e políticos junto ao Estado brasileiro. A atuação do SEBRAE no âmbito do empreendedorismo cultural o torna um agente estatal de mercado (AEM) bastante específico, cuja atuação o caracteriza como um agente das novas políticas culturais no Brasil, as políticas econômico-culturais. Por meio das suas modalidades de atuação, o SEBRAE corrobora diretamente para o processo de incorporação das disposições práticas que orientam a formulação de novos modelos de negócios e de novas racionalidades empresariais por parte das micro e pequenas empresas culturais.

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Biografia do Autor

Elder Patrick Alves, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutor em sociologia pela Universidade de Brasília (UnB), pós-doutor em sociologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas (ICS/UFAL). É membro do grupo de pesquisa Cultura, Memória e Desenvolvimento (CMD/Cnpq) e líder do SocioLab – Laboratório de Investigações sociológicas. Em 2010 venceu o Prêmio de Pesquisa em Cultura - Políticas Públicas de Cultura, Ministério da Cultura (Minc) e o Prêmio Estudos e pesquisas sobre arte e economia da arte no Brasil, Fundação Bienal de Arte de São Paulo. Em 2012 organizou o dossiê Cultura e desenvolvimento: o advento da economia criativa, financiado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA. Pesquisa as políticas culturais, os mercados culturais, a economia criativa e a economia do turismo no Brasil

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Publicado

2016-04-26

Como Citar

Alves, E. P. (2016). As políticas de estímulo ao empreendedorismo cultural no Brasil: o SEBRAE como um agente estatal de mercado. Políticas Culturais Em Revista, 9(2), 626–650. https://doi.org/10.9771/pcr.v9i2.17614

Edição

Seção

Dossiê - Empreendedorismo e políticas culturais no Brasil contemporâneo