Economia Criativa e Inovação: Pequenas empresas em Porto Alegre

Autores

  • Sandro Ruduit Garcia Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.9771/pcr.v9i2.17565

Resumo

O artigo empenha-se em indagar: Como ocorre o processo de crescimento de “pequenas empresas criativas”? A proposta é analisar as estratégias produtivas e tecnológicas desse tipo de empresa e suas implicações nas chances de geração de inovações econômicas. Com base em entrevistas semiestruturadas realizadas com gestores de 15 pequenas empresas ligadas a setores da economia criativa na cidade de Porto Alegre, podem-se delinear dois tipos de trajetórias no processo de crescimento: a criação de inovações incrementais e a imitação de inovações. Os empreendedores criativos parecem constituir seus negócios desde a identificação de novos espaços de mercado para produtos criativos, na cidade, no país e mesmo no exterior.

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Biografia do Autor

Sandro Ruduit Garcia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor de Sociologia. PPG Sociologia, IFCH, UFRGS.

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Publicado

2016-04-26

Como Citar

Ruduit Garcia, S. (2016). Economia Criativa e Inovação: Pequenas empresas em Porto Alegre. Políticas Culturais Em Revista, 9(2), 416–436. https://doi.org/10.9771/pcr.v9i2.17565

Edição

Seção

Dossiê - Empreendedorismo e políticas culturais no Brasil contemporâneo