A emergência da museologia social

Autores

  • Inês Gouveia Articuladora da Rede de Museologia Social do Rio de Janeiro. Doutoranda em Museologia e Patrimônio pelo Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (PPG-PMUS/UNIRIO-MAST)
  • Marcelle Pereira Professora de Museologia na Universidade Federal de Rondônia. Doutoranda em Sociomuseologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), Lisboa, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.9771/pcr.v9i2.16794

Resumo

O artigo trata da correspondência entre as políticas de cultura e a museologia social no Brasil. Situa essa perspectiva de museologia e contextualiza como a função social dos museus foi incorporada na elaboração de marcos políticos e legais, desde a Política Nacional de Museus em 2003. Destaca o Programa Pontos de Memória como uma ação concreta correspondente à museologia social, que oportuniza o desenvolvimento de redes. Insere nesse panorama a trajetória da Rede de Museologia Social do Rio de Janeiro e considera que a participação da sociedade civil foi um dos aspectos fundamentais para o desenvolvimento das políticas públicas nos últimos 13 anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Inês Gouveia, Articuladora da Rede de Museologia Social do Rio de Janeiro. Doutoranda em Museologia e Patrimônio pelo Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (PPG-PMUS/UNIRIO-MAST)

Doutoranda em Museologia e Patrimônio, mestre em Memória Social e historiadora dedicada à relação entre o campo museológico e o campo político. Foi consultora do Programa Pontos de Memória (IBRAM/MinC) e desde 2013 é articuladora da Rede de Museologia Social do Rio de Janeiro.

Marcelle Pereira, Professora de Museologia na Universidade Federal de Rondônia. Doutoranda em Sociomuseologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), Lisboa, Portugal.

Professora de Museologia na Universidade Federal de Rondônia é Doutoranda em Sociomuseologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - ULHT em Lisboa Portugal; Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Museologia e Patrimônio da Universidade do Rio de Janeiro - UNIRIO PPG-PMUS e graduada em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Foi Diretora de Comunicação Social e Diretora Secretaria da Associação Brasileira de Museologia - ABM e Coordenou de 2009 a 2012 a área de Museologia Social e Educação do Departamento de Processos Museais do Instituto Brasileiro de Museus, autarquia do Ministério da Cultura, coordenando a implantação e execução das ações dos Programas Ponto de Memória e a Política Nacional de Educação Museal - PNEM. Tem experiência na área de políticas Públicas, Museologia e Museologia Social, com ênfase em Educação Museal. Tem atuado nos seguintes temas: museologia social, educação, memória social, desenvolvimento de redes e museus comunitários.

Downloads

Publicado

2016-04-26

Como Citar

Gouveia, I., & Pereira, M. (2016). A emergência da museologia social. Políticas Culturais Em Revista, 9(2), 726–745. https://doi.org/10.9771/pcr.v9i2.16794