A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO ÂMBITO DA POLÍTICA NACIONAL DE PATRIMÔNIO CULTURAL

Autores

  • Analucia Thompson Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
  • Igor Alexander Nascimento de Souza Observatório de Políticas Culturais da UFPB

DOI:

https://doi.org/10.9771/1983-3717pcr.v8i1.13405

Resumo

Este artigo é fruto de pesquisa sobre Educação Patrimonial como componente da Política Nacional de Patrimônio Cultural. Consideramos que vem ganhando espaço uma concepção político-pedagógica mais progressista, que entende a EP como favorecedora de processos de preservação mais participativos e dialógicos, fundamentados na diversidade cultural e nas liberdades a ela associadas. O objetivo é demonstrar como o Estado brasileiro vem adaptando suas estruturas para dar conta desse novo quadro, sobretudo no tocante às ações estabelecidas entre os ministérios da Cultura e da Educação e coordenadas pelo Iphan, por intermédio da Coordenação de Educação Patrimonial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Analucia Thompson, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

Possui Licenciatura (1981) e Bacharelado (1982) em História pela Universidade Federal Fluminense, Mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e Doutorado em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa (2012), revalidação UNIRIO/MAST/MCT (2013). Atualmente é técnica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), onde coordena o Projeto Memória Oral da Preservação do Patrimônio Cultural, na Coordenação Geral de Pesquisa e Documentação/IPHAN. Professora do Corpo Docente Permanente do Curso de Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do Iphan. Tem experiência na área de Antropologia e História, atuando principalmente nos seguintes temas: patrimônio cultural, turismo, história oral, memória social.

Igor Alexander Nascimento de Souza, Observatório de Políticas Culturais da UFPB

Mestre em Preservação do Patrimônio Cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan (2014). Especialista em Arte e Patrimônio Cultural pela Faculdade São Bento da Bahia - FSBB (2011). Graduado em História com Concentração em Patrimônio Cultural pela Universidade Católica do Salvador - UCSal (2008). Foi Assessor Administrativo no Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia - Ipac e membro do Conselho Municipal de Cultura de Lauro de Freitas - BA (suplente da cadeira de patrimônio cultural). Ministrou aulas no curso de especialização em Arte e Patrimônio Cultural da FSBB. Foi bolsista pesquisador no Inventário do Patrimônio Cultural de Fortaleza. Atualmente é membro do Observatório de Políticas Culturais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Downloads

Publicado

2015-06-18

Como Citar

Thompson, A., & Souza, I. A. N. de. (2015). A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO ÂMBITO DA POLÍTICA NACIONAL DE PATRIMÔNIO CULTURAL. Políticas Culturais Em Revista, 8(1), 153–170. https://doi.org/10.9771/1983-3717pcr.v8i1.13405

Edição

Seção

Dossiê - Políticas culturais na Ibero-América