PEQUENOS MUNDOS DE SENTIDO: AS REDES E A GESTÃO COMPARTILHADA NO CULTURA VIVA

Autores

  • Valéria Viana Labrea UnB
  • Leila Chalub Martins UnB

DOI:

https://doi.org/10.9771/1983-3717pcr.v7i2.12486

Resumo

Este estudo, a partir da escola francesa da Análise do Discurso, descreve diferentes efeitos de sentidos que os discursos sobre rede e gestão compartilhada produzem. As redes articuladas pelo Estado como estratégia de gestão compartilhada conformam redes híbridas, caracterizadas pela elisão do político, pela permeabilidade e por uma política do silêncio. As redes de cultura são híbridas porque discursivamente apresentam os valores contra-hegemônicos, mas estruturam-se de modo hierárquico, como as redes hegemônicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria Viana Labrea, UnB

Educadora, pesquisadora, consultora. Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (2014). Mestre em Educação e Gestão Ambiental pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (2009), especialista em Gestão Cultural pela Fundação Itaú Cultural/Universidade de Girona/Espanha (2012), especialista em Educação Ambiental pelo SENAC (2007), graduação em Letras - licenciatura plena em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Pesquiso os seguintes temas: educação, educação popular, metodologias participativas, políticas públicas, gestão cultural, políticas públicas de juventude, participação social, comunidades de aprendizagem. As principais publicações que organizei, bem como meus textos publicados, dissertação, tese e artigos estão disponíveis no SCRIBD https://pt.scribd.com/valeriavianalabrea.

Leila Chalub Martins, UnB

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília (1973), mestre em Antropologia pela Universidade de Brasília (1986) e doutora em Ciências Sociais - Antropologia pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Estagio pós-doutoral no Centre dAnalyse et d"Intervention Sociologiques - CADIS, da École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris, França(2011/2012). É professor associado da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Antropologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, sustentabilidade, complexidade,cultura e juventude. É coordenadora do Observatório da Juventude da UnB, do Núcleo de Estudos e Apoio às Licenciaturas e Coordenadora Geral do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa pela UnB.

Downloads

Publicado

2014-01-21

Como Citar

Labrea, V. V., & Martins, L. C. (2014). PEQUENOS MUNDOS DE SENTIDO: AS REDES E A GESTÃO COMPARTILHADA NO CULTURA VIVA. Políticas Culturais Em Revista, 7(2), 153–177. https://doi.org/10.9771/1983-3717pcr.v7i2.12486

Edição

Seção

Dossiê - Programa Cultura Viva