Um mergulho no nada: a aproximação da morte como estratégia de cura de si

Autores

  • Saulo Vinícius Almeida Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.9771/metamofose.v0i4.34566

Resumo

O presente estudo visa refletir a possibilidade de transformação de si ou mesmo de compreensão de si a partir da prática cênica que abre e tece diálogos teóricos e práticos com a psicologia analítica. Estes diálogos e aproximações não buscam chegar a uma verdade ou a alguma comprovação, muito menos propor uma metodologia de trabalho, mas sim, ampliar as possibili- dades com as quais encaramos o trabalho cênico, abrir outras linhas de leitura para o ato de criação, pensando-se em alguma medida o bem estar e a ampliação de expe- riências possíveis de realidade por via dessa fricção da cena com a psicologia junguiana.

 

Palavras-chave: Teatro Ritual; Formação do ator; Numinosidade; Jung

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Biografia do Autor

Saulo Vinícius Almeida, Universidade de São Paulo

Ator e diretor teatral. Mestrando em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo sob a orientação da Prof. Dra. Alice Kiyomi Yagyu. Bacharel em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Seus estudos concentram-se nas relações entre mitologia, psicologia analítica, religiosidade, performance e pedagogia teatral.

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Publicado

2020-06-21